Ícone do site O SERINGAL

Quais são vilões da inflação de março? Confira preços que mais subiram

quais-sao-viloes-da-inflacao-de-marco?-confira-precos-que-mais-subiram

Quais são vilões da inflação de março? Confira preços que mais subiram

Os alimentos “vilões” da inflação, que registraram as maiores elevações de preços na passagem de fevereiro a março, são o tomate, ovo de galinha e café moído. Apenas o grupo de Alimentação e bebidas corresponde a 45% da inflação geral.


O que é IPCA


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o termômetro da inflação, mostrou que os preços de bens e serviços do país subiram 0,56% em março — o maior IPCA para o mês desde 2023, quando houve aumento de 0,71%.

O Brasil tem inflação acumulada de 5,48% — ainda acima do teto da meta para este ano, que é de 4,50%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,04%. Em março de 2024, a variação havia sido de 0,16%.

Alimentação pressiona inflação

O grupo Alimentação e bebidas avançou pelo sétimo mês consecutivo, com preços subindo 1,17%. A alimentação no domicílio (ou seja, o preço dos produtos nos mercados) cresceu 1,31%, o que mostra uma certa aceleração na comparação com janeiro (0,79%).

O gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves, explica que o calor dos meses de verão provocou a antecipação da colheita do tomate. No caso dos ovos, o aumento no custo de produção e o período da quaresma impulsionaram os preços.

A alimentação fora do domicílio também avançou em março, com preços indo a 0,77%. Os subitens refeição (0,86%) e cafezinho (3,48%) subiram em relação a fevereiro. Por outro lado, o lanche (0,62%) desacelerou, mas seguiu apresentando alta.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile