Tempero em pó usado no feijão melhora a digestão e evita gases

O feijão é um alimento típico e bastante popular na mesa do brasileiro. Por fornecer nutrientes como ferro, vitamina B12 e proteínas, ele é considerado saudável para estar presente na rotina alimentar. No entanto, algumas pessoas podem sentir desconfortos abdominais, como gases e estufamento após o consumo.

O que poucos sabem é que um tempero comum pode ser incluído no preparo para potencializar os benefícios do feijão e melhorar a digestão: o cominho. A especiaria também deixará a receita mais saborosa.

“Na hora de fazer o feijão, experimente misturar outras especiarias como cominho, pimenta-do-reino e alho. O toque de cebola e um pouquinho de pimentão também podem transformar seu feijão em um prato irresistível”, ensinou a nutricionista Cibele Santos, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Como o cominho potencializa os benefícios do feijão

O tempero em pó é rico em magnésio, mineral essencial para o funcionamento adequado do metabolismo. A especiaria pode ajudar nos desconfortos intestinais pois estimula ação das enzimas digestivas do pâncreas, responsáveis por digerir os alimentos no intestino.

“Consumi-lo ajuda a aliviar problemas como gases, inchaço e cólicas abdominais”, explicou o nutricionista Carlos Basualdo, que atua em São Paulo, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Foto colorida de tempero em colher de madeira - Metrópoles
O cominho é um tempero que pode ter vários benefícios para a saúde

Outros benefícios do cominho

Acelera o metabolismo

O principal composto ativo do cominho, o cuminaldeído, possui propriedades termogênicas, ou seja, aumenta a temperatura corporal. Ele pode acelerar o metabolismo e, consequentemente, o gasto energético. Isso significa que o corpo pode queimar calorias de forma mais eficiente.

Melhora da diabetes 

O controle da glicemia é outro benefício, tornando-o um aliado para pessoas com diabetes. Por ser rico em em compostos fenólicos e flavonoides, o cominho pode favorecer a diminuição do açúcar no sangue.

Ação antimicrobiana

A especiaria possui ação antimicrobiana e seus efeitos contribuem para a prevenção de infecções.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Governo: isenção do IR e salário mínimo injetam R$ 110 bilhões na economia

Governo federal estima que isenção no Imposto de Renda vai incrementar a economia em R$ 25,8 bilhões Fonte: Metrópoles

Brócolis ajuda na prevenção do câncer de mama, diz estudo de Harvard

Pesquisa feita na Universidade de Harvard, com mais de 160 mil mulheres, mostra efeito protetor do vegetal contra o câncer de mama Fonte: Metrópoles

Estudo associa consumo de conservantes a maior risco de diabetes

Análise com mais de 100 mil adultos associa aditivos comuns de alimentos industrializados ao aumento da incidência de diabetes tipo 2 Fonte: Metrópoles