Moraes questiona ausência de Garnier em troca de comando militar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes questionou nesta sexta-feira (23) a ausência do ex-comandante da Marinha almirante Almir Garnier na cerimônia de transferência do comando do Setor Militar em 31 de dezembro de 2022.

A pergunta foi feita durante o testemunho do atual comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen, ao STF. O militar estava sendo questionado pelo advogado de Garnier sobre supostas ordens que ele teria recebido em 2022 para impedir a posso do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de ter confirmado sua ausência na festa de transição.

“Uma coisa é a troca de comando por ato do presidente, mas há essa cerimônia de transmissão onde todas as autoridades constituídas são convidadas e há a transferência de comando certo?”, questionou o magistrado.

A Moraes, ele respondeu que: “Sim, a cerimônia consagra a investidura no cargo”.

O ministro e relator do caso prosseguiu, afirmando que a ausência de Garnier rompia uma tradição militar, ao que a testemunha confirmou, afirmando não saber de registros da ausência de um antigo comandante em uma cerimônia de transição de cargo.

O magistrado então citou uma reportagem que associava a ausência de Garnier à necessidade do comandante não prestar continência ao novo presidente da República. Que seria, no caso, Lula. “É essa a tradição de fato?”, perguntou.

“Desde que o presidente preside a cerimônia, sim. Mas a minha cerimônia foi presidida por José Múcio, prestou-se continência a ele”, respondeu Olsen.

A defesa lhe perguntou da transferência do comando do Setor Militar em 31 de dezembro do mesmo ano, mesmo que Garnier não tenha comparecido à festa de transição. O almirante, por sua vez, confirmou.

Paulo Gonet, procurador-geral da República, também questionou se Olsen sabia de “reuniões sobre golpe com participação do comando [militar]”. 

“Nenhuma ciência, absolutamente ignorava o acontecimento dessas reuniões, soube com a imprensa”, prosseguiu o militar em depoimento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes questiona ausência de Garnier em troca de comando militar no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

PIS/Pasep: Governo paga lote extra de R$ 156 milhões do abono salarial hoje

Cerca de 152,4 mil trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023 com salário de até dois mínimos receberão um dinheiro...

Parque Villa-Lobos inaugura árvore de natal oficial de SP neste sábado (15)

A inauguração da árvore de Natal oficial da cidade de São Paulo, localizada no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital, acontece neste sábado...

EUA farão novos exercícios militares em Trinidad e Tobago

Os Estados Unidos realizarão novos exercícios militares em Trinidad e Tobago durante cinco dias, a partir de domingo (16), segundo anúncio do país caribenho. O...