Paquistão iniciou retaliação contra a “agressão indiana”, diz estatal

O exército paquistanês iniciou sua retaliação contra a “agressão indiana”, anunciou a TV estatal paquistanesa neste sábado (10), no horário local.

O anúncio foi feito logo após o Paquistão afirmar que a Índia havia atacado várias de suas bases aéreas militares.

A CNN não pode verificar essa alegação de forma independente. A CNN entrou em contato com o Ministério da Defesa da Índia e a Força Aérea Indiana para obter uma resposta.

Espaço aéreo do Paquistão fechado

O Paquistão fechou seu espaço aéreo para todo o tráfego aéreo neste sábado, no horário local, de acordo com um porta-voz da Autoridade Aeroportuária do Paquistão (PAA).

O fechamento, que começou às 3h15, horário local, se aplicará a todos os voos civis no país até o meio-dia, horário local, deste sábado.

O anúncio foi feito após o Paquistão afirmar que a Índia lançou mísseis contra várias bases militares importantes no Paquistão, incluindo a Base Aérea de Nur Khan, próxima à capital, Islamabad.

Entenda o conflito entre Índia e Paquistão

A Índia lançou a “Operação Sindoor” na quarta-feira (7) — noite de terça-feira (6), no horário de Brasília — e atingiu “infraestrutura terrorista” tanto no Paquistão quanto na região da Caxemira administrada pelo Paquistão.

Essa é uma grande escalada, que leva as duas nações vizinhas, que possuem armas nucleares, à beira de uma guerra total.

O Paquistão diz ter abatido cinco jatos da Força Aérea Indiana e um drone. A Índia não confirmou essas perdas.

Fontes paquistanesas disseram que três dos cinco aviões abatidos eram caças Rafale — ativos valiosos da Força Aérea Indiana adquiridos de um fabricante francês.

A ofensiva indiana ocorre após homens armados matarem 26 pessoas, a maioria turistas, na Caxemira controlada pela Índia em abril. A Índia acusou o Paquistão de envolvimento, algo que o governo paquistanês nega.

A Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana, controlam partes da Caxemira, mas a reivindicam integralmente e já travaram três guerras pelo território. 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Paquistão iniciou retaliação contra a “agressão indiana”, diz estatal no site CNN Brasil.

Perseguidor de Isis Valverde contratou detetive para obter dados da atriz

O homem que perseguia a atriz Isis Valverde há mais de 20 anos confessou, em depoimento, à polícia ter contratado um detetive particular para...

Quais participantes já foram expulsos do BBB? Relembre todos os casos

Ao longo dos anos, o Big Brother Brasil não escapou de momentos controversos que resultaram na expulsão de alguns participantes. Foram oito jogadores desclassificados por...

PF deflagra nova fase da operação Sem Desconto, contra fraudes no INSS

A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (18) mais uma fase da operação Sem Desconto, que apura irregularidades no pagamento de descontos associativos a...