Ícone do site O SERINGAL

TikToker viraliza com método radical de cuidados com a pele; entenda os riscos

tiktoker-viraliza-com-metodo-radical-de-cuidados-com-a-pele;-entenda-os-riscos

TikToker viraliza com método radical de cuidados com a pele; entenda os riscos

Com mais de 11 milhões de seguidores no TikTok, Tia Zahker viralizou ao revelar seu método inusitado para cuidar da pele: ela decidiu parar de usar produtos e até mesmo de lavar o rosto, e claro, a mudança chamou a atenção dos seguidores. O portal LeoDias foi atrás de um especialista para entender os riscos dessa prática e o que pode ter acontecido com a pele de Tia.

Com vídeos que mostram sua rotina e trabalho, a TikToker estrangeira compartilhou sua jornada e revelou que, antes, era adepta de esfoliantes e outros produtos de cuidado, mas decidiu abandonar tudo para tentar restaurar a pele: “Depois de 8 anos cutucando e esfoliando demais, estou curando a barreira da minha pele fazendo a única coisa que nunca tentei antes… absolutamente nada”.

Veja as fotos

TikToker viraliza com método radical de cuidados com a peleFoto/TikTok
TikToker viraliza com método radical de cuidados com a peleFoto/TikTok
TikToker viraliza com método radical de cuidados com a peleFoto/TikTok

Com o passar dos vídeos, a pele de Tia começou a apresentar uma descamação, o que gerou preocupação entre seus seguidores. Nos comentários, muitos alertaram sobre o risco de infecção fúngica e a importância de hábitos simples, como lavar o rosto. Em resposta, a TikToker afirmou que decidiu voltar a usar água, mas garantiu que não há nada de errado com seu método.

Para a dermatologista Tatiane Batista Almeida, a prática é arriscada. Segundo ela, lavar o rosto é um dos passos mais importantes: “Higienizar a pele é uma das rotinas diárias mais importantes que devemos ter para manter a saúde da pele. Quando não seguimos essa rotina, acumulamos mais sujeira, oleosidade e poluição, além de aumentarmos o risco de infecções, dermatites, cravos e espinhas”.

Tatiane ainda destaca sinais de alerta que podem indicar que o problema vai além de uma simples sensibilidade ou ressecamento: “Alguns sintomas indicam que a pele está passando por um processo inflamatório ou infeccioso, e precisam de atenção: como vermelhidão e coceira persistente, descamação grosseira e até mesmo lesões com pus e crostas que não cicatrizam”, afirmou.

Na sequência, Almeida afirma que existem algumas condições dermatológicas específicas em que é necessário ajustar a frequência da lavagem do rosto: “Mas parar completamente de lavar o rosto nunca é recomendado, ainda mais se tratando de uma pele mais sensível ou com doenças crônicas”. Ela também alerta sobre a importância de evitar “modismos” no cuidado com a pele.

“Adotar práticas dermatológicas com base apenas em influenciadores pode ser prejudicial à saúde da pele, principalmente porque cada pele tem características únicas, e o que funciona para uma pessoa pode ser totalmente inadequado para outra. Os cuidados com a pele precisam ser individualizados, seguros e sempre acompanhado por um dermatologista, não em modismos”, finaliza a profissional.


Fonte: Portal LEODIAS

Sair da versão mobile