Califórnia vai processar governo Trump por implantação da Guarda Nacional

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que o estado entrará com uma ação judicial contra o presidente Donald Trump pelo que ele descreveu como um envio “ilegal, imoral e inconstitucional” da Guarda Nacional para lidar com a agitação no estado.

Em entrevista à MSNBC, Newsom acusou o presidente de “colocar lenha na fogueira” da crise.

“Donald Trump criou as condições que você viu na TV hoje à noite”, disse ele a Jacob Soboroff, da MSNBC, no domingo (8).

“Ele exacerbou as condições… desde que anunciou que assumiria a Guarda Nacional. Vamos testar essa teoria com uma ação judicial amanhã”, concluiu.

O governador também criticou as alegações de Trump de restaurar a segurança por meio da Guarda Nacional. “Ele disse em um tweet que tudo agora está seguro”, afirmou Newsom.

“A Guarda nem havia sido enviada quando ele disse isso. Ele está simplesmente mentindo para as pessoas”, acrescentou.

Newsom disse que a ordem federal violou os protocolos estabelecidos que exigem coordenação com os governadores estaduais. “Eles nunca se coordenaram conosco”, disse ele.

O governador acrescentou que já trabalhou com a Guarda Nacional em logística, recuperação de incêndios e durante os protestos por George Floyd.

“Há um protocolo. Há um processo. Ele não se importou com isso. E o pior é que ele mentiu completamente”, disse o governador.

Nas redes sociais, Newsom repetiu seu apelo para que os manifestantes permaneçam pacíficos:

“Los Angeles: não mordam a isca de Trump. Trump quer o caos e instigou a violência. Aqueles que agredirem policiais ou causarem danos materiais correrão o risco de serem presos”.

Oposição pressiona por sessão conjunta em prol CPMI do Master e dosimetria

Com a retomada das atividades após recesso de Carnaval, a oposição deve ampliar a pressão por sessão conjunta do Congresso Nacional. O desejo dos...

Palmeiras x Guarani: horário e onde assistir ao jogo do Paulistão

O Palmeiras recebe o Guarani neste domingo (15), às 20h30 (de Brasília), em duelo válido pela 8ª rodada do Paulistão 2026. A partida coloca...

Floresta x Ceará: horário e onde assistir às semifinais do Cearense

De olho em um lugar na decisão, Floresta e Ceará se enfrentam às 16h deste domingo (15), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O confronto...
Sair da versão mobile