IOF: Haddad diz que apresentará alternativa ao Congresso até esta 3ª

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou, nesta segunda-feira (2/6), que o governo federal deve resolver as questões relacionadas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) “nesta semana”.

Segundo Haddad, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os  da Câmara dos Deputados e Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), concluíram que a questão do IOF deve ser resolvida antes da viagem internacional do petista, que passará cinco dias na França. Veja:

“Para nós [equipe do Ministério da Fazenda], o fato do presidente embarcar amanhã à noite significa que nós temos hoje e amanhã em sintonia com as Casas, porque a gente já sabe exatamente o que está na mesa: é definir qual vai ser o recorte que vai ser dessas medidas e apresentar para os três presidentes”, declarou Haddad a jornalistas em frente ao Ministério da Fazenda.

Aumento do IOF

  • O governo federal publicou o detalhamento da regulamentação na tributação do IOF sobre operações de crédito, câmbio e seguro.
  • Segundo o Ministério da Fazenda, o objetivo da medida é assegurar o equilíbrio fiscal, bem como criar harmonia entre política fiscal e política monetária.
  • No mesmo dia do anúncio, o Executivo decidiu revogar a elevação do IOF para aplicações de investimentos de fundos nacionais no exterior. Com isso, a alíquota continua zerada nesses casos.
  • Inicialmente, a estimativa de arrecadação era de R$ 20,5 bilhões em 2025. Mas, com a mudança de partes do decreto, a equipe econômica deve fazer um novo cálculo — ainda não informado.

“Porque aí você faz uma combinação que dá para o investidor, para o cidadão, para o trabalhador um horizonte das regras do jogo daqui para frente. Com previsibilidade, com transparência e com discussão sobre a justiça das medidas”, completou.

Ele prosseguiu: “Acredito que esta semana a gente possa resolver e melhorar tanto a regulação do IOF (…) mas combinado com as questões estruturais. Não dá para dissociar mais uma coisa da outra. Você quer alterar o curto prazo? Altera o longo prazo junto”.

7 imagensFechar modal.1 de 7

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo2 de 7

Fernando Haddad e parlamentares

Vinícius Schmidt/Metrópoles3 de 7

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Vinícius Schmidt/Metrópoles4 de 7

Fernando Haddad e José Guimarães

Vinícius Schmidt/Metrópoles5 de 7

Haddad é ministro da Fazenda desde o início do governo Lula

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo6 de 7

Presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, além dos Ministros de Estado Fernando Haddad e Simone Tebet participam de solenidade de comemoração dos 60 anos do Banco Central ao lado do presidente da instituição Gabriel Galípolo

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto7 de 7

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Diogo Zacarias/MF

Leia também

Reformas estruturais

Haddad ainda falou que o governo federal está empenhado a voltar a discutir reformas estruturais com o Congresso Nacional. Para o ministro, as conversas sobre IOF entre Executivo e Legislativo evoluíram e deixaram área econômica “muito confortáveis”.

“Para nós, esse é o jogo que interessa o país”, acrescentou.

“Ou seja, as reformas estruturais vão voltar para a mesa, porque senão o que vai acontecer? Todo ano nós vamos ter que fazer ajustes pontuais. Para preparar a pensão orçamentária do ano seguinte. Isso não é bom”, afirmou o ministro.


Fonte: Metrópoles

Anitta responde rumores de treta com Bad Bunny

A cantora Anitta, 32, respondeu aos rumores de que ela teria uma briga de anos com o cantor porto-riquenho Bad Bunny, 31. Em conversa com...

Chefe da Otan vê aliança “mais europeia” com avanço de gastos militares

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai se tornar mais liderada pela Europa conforme os países do continente expandirem seus gastos militares,...

Veja todos os pratos nacionais provados por Sarah Jessica Parker no Rio

A atriz Sarah Jessica Parker, 60, foi vista na última quinta (12), aproveitando um pouquinho da culinária brasileira em um restaurante na Lapa, região...
Sair da versão mobile