Rússia diz estar pronta para trocar corpos de soldados mortos com Ucrânia

A Rússia está pronta para começar a entregar os corpos dos mortos de guerra da Ucrânia, com caminhões refrigerados contendo os primeiros corpos estacionados perto da fronteira, mas Kiev continua discutindo os detalhes, informou o governo russo nesta terça-feira (10).

Os dois lados concordaram em repatriar os corpos dos soldados mortos no conflito durante as negociações em Istambul em 2 de junho, que também resultaram em um acordo para a troca de prisioneiros de guerra, um processo que começou na segunda-feira (9).

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou Moscou de “tentar fazer algum tipo de jogo político e informativo sujo” em torno da questão das trocas.

A Rússia afirmou estar pronta para entregar os corpos de mais de seis mil soldados ucranianos e receber quaisquer corpos de soldados russos que Kiev consiga devolver.

Mas o assessor do Kremlin, Vladimir Medinsky, afirmou no sábado (7) que o lado russo compareceu ao ponto de troca combinado com os corpos de 1.212 soldados ucranianos mortos, mas não encontrou ninguém da Ucrânia para levá-los.

As autoridades ucranianas responsáveis ​​pelas trocas não responderam a um pedido de comentário no sábado.

Questionado sobre o assunto nesta terça-feira (10), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia continua pronta para devolver os corpos e está em negociações com Kiev sobre o assunto, mas ainda não sabe exatamente quantos corpos de soldados russos a Ucrânia está disposta a entregar.

“Não há um entendimento final. Contatos estão sendo feitos, números estão sendo comparados. Assim que houver um entendimento final, esperamos que essa troca ocorra”, declarou Peskov.

“Há um fato incontestável aqui: já estamos prontos na fronteira há vários dias com os trailers mencionados para fazer a transferência para o lado ucraniano. Este é um fato que todos veem e sabem.”

A mídia estatal russa divulgou imagens de longos caminhões refrigerados brancos contendo os corpos, lacrados em sacos brancos individuais e estacionados perto da fronteira.

Márcio Bittar conhece a Papuda, prisão onde Bolsonaro cumprirá pena

Na tarde desta segunda-feira 17, um grupo de senadores integrantes da comissão de Direitos Humanos do senado visitou o complexo penitenciário da Papuda, em...

Segunda parcela do FPM de dezembro será paga aos municípios nesta 4º feira

Nesta quarta-feira, 19 de novembro, os municípios recebem a segunda parcela do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de...

Ptolomeu contaminada: Gilmar Mendes vê ilegalidades, suspende julgamento de Gladson e exige explicações da PF, Coaf e MPF

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal estão obrigados a apresentar as circunstâncias pelas quais obtiveram provas contra o governador do Acre, Gladson...