Fiéis da antiga diocese do papa Leão XIV, na cidade de Chiclayo, no norte do Peru, comemoraram o 70º aniversário do pontífice no domingo (14) com uma celebração que incluiu bolos e cânticos.
No distrito de Monsefu, no norte de Chiclayo, a Associação de Padeiros se reuniu com bolos representando imagens do papa para celebrar o aniversário dele.
Por mais que tenha nascido em Chicago, o papa passou a maior parte da carreira como missionário no Peru e possui dupla nacionalidade, americana e peruana.
O pontífice, cujo nome de batismo é Robert Francis Prevost, serviu como bispo da Diocese de Chiclayo, no Peru, de 2015 a 2023. Ele se tornou cardeal em 2023.
Em 8 de maio, foi eleito sucessor do falecido papa Francisco, tornando-se o primeiro líder americano e peruano da Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de integrantes.
No Vaticano, Leão XIV celebrou o aniversário durante a tradicional Oração do Angelus, com milhares de fiéis que compareceram a Praça São Pedro para homenageá-lo.
“Parece que vocês sabem que hoje estou completando 70 anos”, afirmou o pontífice ao aparecer na janela dos aposentos papais, onde costuma se dirigir aos fiéis ao meio-dia nos domingos.
No discurso, o papa agradeceu a todos os fiéis que foram da Itália e de todo o mundo, bem como a Deus, aos seus pais e a todos aqueles que o acolheram em oração.
Entre os peregrinos no Vaticano estava uma comunidade peruana de Chiclayo, diocese onde Leão era missionário, que chegou cedo pela manhã para encontrar seu ex-bispo.