O espanhol Marc Márquez, heptacampeão da MotoGP, ficará fora das próximas duas etapas da temporada — na Austrália e na Malásia — após sofrer uma fratura e uma lesão ligamentar no ombro direito durante uma queda no Grande Prêmio da Indonésia, informou a Ducati nesta segunda-feira (7).
O acidente aconteceu no último domingo (6), quando o piloto da Aprilia, Marco Bezzecchi, colidiu com a traseira da moto de Márquez, lançando os dois à brita em alta velocidade.
Márquez caiu de forma violenta, chegou a dar cambalhotas e permaneceu curvado ao lado da pista por alguns minutos, visivelmente com dores, antes de se levantar com dificuldade, segurando o ombro.
A lesão ocorreu no mesmo ombro direito que Márquez já havia fraturado em julho de 2020, no GP da Espanha, em Jerez. Na ocasião, ele ficou afastado por um longo período e passou por múltiplas cirurgias.
Segundo comunicado da Ducati, exames clínicos e de imagem confirmaram “uma fratura na base do processo coracoide e uma lesão ligamentar no ombro direito”, mas sem relação com lesões anteriores e sem deslocamento ósseo significativo.
Márquez, que conquistou seu sétimo título mundial no mês passado, no GP do Japão, ainda tem chances de retornar às pistas nas etapas finais em Portugal (7 a 9 de novembro) e Valência (14 a 16 de novembro), mas afirmou que não irá apressar sua recuperação.
“Meu objetivo é voltar antes do fim da temporada, mas sem ultrapassar as recomendações médicas”, disse o piloto. “Tanto meu objetivo pessoal quanto o da equipe já foram alcançados. Agora, a prioridade é me recuperar bem e voltar 100%.”