O número 204 do mundo, o monegasco Valentin Vacherot, derrotou Novak Djokovic por 6-3 e 6-4 para chegar à final do Masters de Xangai neste sábado (11), tornando-se o jogador com a classificação mais baixa a chegar à final do ATP Masters 1000 desde que a série foi criada em 1990.
Na China, Vacherot, que se classificou, incomodou Djokovic com drop shots e trocas de golpes agressivas, e o sérvio, quarto cabeça de chave, com dificuldades para virar, pediu tempo médico durante ambos os sets.
Novak Djokovic and Valentin Vacherot had a beautiful moment at the net after their match in Shanghai
Novak: “You deserve it. You played unbelievable. Keep it going.”
Valentin: “Such a pleasure to play at least once against you. Don’t retire.”
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) October 11, 2025
Ao final do jogo, os dois conversaram e o sérvio elogiou o rival. “Você merece. Você jogou incrivelmente bem. Continue assim”, disse. Valentin, então, rebateu o atleta: “Foi um prazer jogar pelo menos uma vez contra você. Não se aposente”.
Loucura
“Isso é uma loucura… só de estar do outro lado da quadra (com Djokovic) foi uma experiência inacreditável”, disse Vacherot, que se tornou o primeiro jogador de Mônaco a chegar à final de uma turnê da ATP na era aberta.
Djokovic quebrou o saque de Vacherot no primeiro game da partida, mas o jogador de 26 anos imediatamente devolveu a quebra e abriu 4 a 3, quando o sérvio pediu seu primeiro tempo médico.
Vacherot venceu os dois games seguintes com facilidade para garantir o primeiro set, e colocou Djokovic em uma batalha de 12 minutos no primeiro game do segundo set, que o tenista de 38 anos conseguiu vencer após salvar dois break points.
Uma dupla falta fez com que Djokovic perdesse seu saque, enquanto Vacherot assumiu a liderança por 5 a 4, o que inclinou o set a seu favor.
“Quero parabenizar o Valentin por chegar à sua primeira final de Masters. Considerando as eliminatórias, é uma história incrível. Eu disse a ele na rede que ele teve um torneio incrível, mas, mais do que isso, sua atitude é muito boa e seu jogo também foi incrível”, disse Djokovic aos repórteres.
“Então é tudo sobre ele. Desejo a ele tudo de bom na final e que o melhor jogador tenha vencido hoje.”