Ícone do site O SERINGAL

Metrópoles Run: palestra orienta amadores e profissionais antes da grande prova

metropoles-run:-palestra-orienta-amadores-e-profissionais-antes-da-grande-prova

Metrópoles Run: palestra orienta amadores e profissionais antes da grande prova

Conhecimento, orientação e cuidados. Esses foram alguns dos temas abordados pelo mestre em educação física, Edilberto dos Santos Barros, que ministrou a palestra A Importância do PACE Para Treinar e Competir com Qualidade, neste sábado (20/12), para os atletas que foram retirar seus kits do Metrópoles Run, que acontece neste domingo Eixão Norte.

Leia também

Durante sua fala, Edilberto falou sobre os benefícios da corrida para a saúde, tanto para o atleta de alta performance como para o corredor recreacional. O pilar da conversa foi o ritmo de corrida para esses dois cenários.

8 imagensFechar modal.1 de 8

Edilberto dos Santos Barros

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 8

Edilberto ministrou a palestra A Importância do PACE Para Treinar e Competir com Qualidade

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 8

Gustavo Dantas, 31, advogado

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto4 de 8

Kelly Christine, 35, auxiliar de cartório

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto5 de 8

Lohane Cavalcante, 28, nutricionista

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 8

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto7 de 8

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto8 de 8

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Essa abordagem está plenamente alinhada às diretrizes das políticas públicas de esporte e de promoção da saúde vigentes no Distrito Federal.

O mestre em educação física ainda diferenciou os treinos focados para saúde e para performance, deu dicas sobre como treinar de maneira segura (levando em conta intensidade, volume de treino, progressão, dicas de como prevenir lesões, destacou a importância das avaliações físicas e de acompanhamento profissional, além de recomendações para os participantes do Metrópoles Run.

Confira os horários de largada do Metrópoles Run:

Domingo – 21/12/2025

6h às 6h30: concentração de atletas;
6h30: largada 15 km;
6h35: largada 10 km;
6h40: largada 5 km.

Confira os horários da premiação do Metrópoles Run:

A partir das 8h15: premiação do 1º, 2º e 3º lugar (feminino e masculino) de cada distância.

A competição

A prova é organizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social Brasileiro (Inbras), com supervisão técnica da Federação de Atletismo do Distrito Federal (FATDF) e em conformidade com as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo, IMP Concursos, Viva Brasília, Big Box, Geap Saúde, Fiat, Yopp, Brilhe Pratas, Noroeste Biomagistral, CME Nutrition, VERD, Dopaminah e Runlastic.

O percurso foi aferido por técnico credenciado e certificado. O Metrópoles Run é dirigido pelo técnico desportivo Paulo Sérgio Rosa Costa. A organização providenciará todas as autorizações legais, seguro de responsabilidade civil, equipe médica, postos de hidratação e estrutura de apoio.

O Eixão do Lazer receberá os atletas e ainda contará com um espaço especial para os competidores. Os três primeiros de cada distância, tanto na categoria masculina quanto na feminina, serão gratificados com troféu e premiação em dinheiro.

Os kits, juntamente com o chip de cronometragem, estarão disponíveis para retirada na sexta-feira (19/12) e no sábado (20/12).

Os atletas deverão levar, no ato de retirada do kit, uma lembrança natalina não perecível (ex.: lápis de cor, cadernos de desenho, bonecas, carrinhos de brinquedo, entre outras), que será doada a crianças de comunidades hipossuficientes.

Confira os percursos do Metrópoles Run:

3 imagensFechar modal.1 de 3

Arte/ Metrópoles2 de 3

Arte/ Metrópoles3 de 3

Arte/ Metrópoles

Saiba mais sobre os circuitos

5 km

10 km

15 km

Leia também

Confira a programação do Metrópoles Run

Sábado (20/12)

Domingo (21/12)

Saiba tudo sobre as inscrições

A inscrição é pessoal e intransferível. A cessão do número de peito ou chip a outra pessoa é proibida e acarretará a desclassificação de ambos os envolvidos, que não poderão participar de futuras edições do evento.

Poderão participar atletas de ambos os sexos, desde que devidamente inscritos na distância escolhida. Após a efetivação da inscrição, não será permitida a alteração da distância selecionada.

Leia também

Metrópoles Endurance

Esta é a quarta competição esportiva realizada pelo Metrópoles em 2025. A estreia aconteceu com o Endurance, em disputas de triatlo, aquathlon e natação em águas abertas; em seguida, o Cycling tomou conta das ruas do Eixo Monumental; e, por fim, em setembro, foi realizada a Meia Maratona Metrópoles, primeiro evento exclusivamente de corrida.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile