Michelle posta nota sobre vistoria de Bilynskyj em cela de Bolsonaro na PF

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou uma nota da assessoria de comunicação do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) sobre a visita à cela do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília.

A inspeção realizada na quinta-feira (11) foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo o parlamentar, presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, ele teve acesso direto ao local e seu entorno. “Ficou evidente, em sua avaliação, que não há condições para que Jair Bolsonaro permaneça no regime fechado”, que acrescenta pedindo que o ex-chefe do Executivo seja transferido para prisão domiciliar.

Bilynskyj usa como argumento o tamanho do espaço — uma sala de 3 por 4 metros, segundo ele —, a posição próxima ao ar condicionado central do prédio, que geraria “barulho intenso“, as questões de saúde de Bolsonaro e sua idade.

“O deputado ressalta ainda que o local não oferece espaço ou condições mínimas para que Jair Bolsonaro realize qualquer atividade física”, acrescenta o comunicado compartilhado por Michelle.

Bolsonaro está preso no local desde 22 de novembro, depois de violar sua tornozeleira eletrônica utilizando um ferro de solda. Três dias depois, Moraes determinou o fim do processo da trama golpista para os réus do núcleo 1 e o ex-presidente passou a cumprir pena no mesmo local.

Ainda ontem, o ministro determinou que a PF faça perícia médica no ex-presidente. O prazo é de 15 dias.

Moraes alega que os exames apresentados pela defesa do ex-presidente não são atuais e quer uma avaliação isenta sobre a necessidade da intervenção cirúrgica no dirigente da direita.

Os advogados de Bolsonaro pediram na terça-feira (9) que o ex-presidente fosse transferido para prisão domiciliar. A defesa alega que Bolsonaro enfrenta uma piora no quadro de soluços e precisa de avaliação médica.

(Com informações de Gustavo Uribe, da CNN Brasil)

Feminicídios em Pernambuco: 2025 já supera 2024 antes do fim do ano

Pernambuco registrou, até o fim de novembro, 82 casos de feminicídio, número superior ao total de 2024, quando 76 mulheres foram mortas em razão...

Fed divergiu sobre esperar mais dados para cortar juros, diz Goolsbee

O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, disse nesta sexta-feira (12) que não concordou com o recente corte de 0,25 ponto na taxa...

Justiça condena “bruxo” que matou namorada com espada e queimou corpo no RS

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou, na madrugada desta sexta-feira (12), André Avila Fonseca pelo assassinato de Laila Vitória Rocha de Oliveira,...