A saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski foi oficializada em uma edição extra do DOU (Diário Oficial da União) na última sexta-feira (9). A partir dessa formalização, autoridades políticas foram às redes sociais prestar homenagens e agradecer o até então ministro.
Foi o próprio Lewandowski que pediu ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para deixar a pasta. Em uma carta endereçada ao chefe do Executivo, ele agradece pela confiança e explica que precisa cuidar da sua família, em especial os netos.
Veja o que disseram as autoridades:
- Gilmar Mendes, ministro do STF
Para o ministro da Suprema Corte, a gestão de Lewandowski foi marcada pelo “fortalecimento do enfrentamento ao crime organizado, ancorado em planejamento, inteligência policial e cooperação entre instituições”.
“Registro meu reconhecimento ao ministro Ricardo Lewandowski pelos relevantes serviços prestados ao país”, escreveu.
A atuação do Ministro Ricardo Lewandowski à frente do Ministério da Justiça foi marcada pelo fortalecimento do enfrentamento ao crime organizado, ancorado em planejamento, inteligência policial e cooperação entre instituições, reafirmando a centralidade do Estado de Direito na…
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) January 10, 2026
- Jorge Messias, advogado-geral da União
O advogado-geral da União destacou o que chamou de “um compromisso inabalável com a ética, a transparência e a defesa dos direitos fundamentais”, por parte do ex-ministro.
“Como seu discípulo e admirador, agradeço pela inspiração e modelo de integridade, sempre colocando o interesse público em primeiro lugar”, concluiu.
Caro Ministro Ricardo Lewandowski,
Neste encerramento da gestão de Vossa Excelência à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é oportuno registrar os avanços alcançados nesses dois anos de trabalho incansável.
Sua trajetória foi marcada por um compromisso… pic.twitter.com/ekhyaQbgEQ
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) January 10, 2026

