O SERINGAL

Como espelhar a tela do celular no PC: guia para Android e iOS

Como espelhar a tela do celular no PC: guia para Android e iOS

Nos últimos anos, smartphones e computadores passaram a fazer parte da rotina da maioria das pessoas; não é à toa que, às vezes surge a necessidade de ver o conteúdo do celular em uma tela maior. Nesse caso, uma boa opção é espelhar a tela do celular no PC e exibir, em tempo real, tudo o que aparece no telefone.

O espelhamento de tela é uma função disponível para smartphones Android e iOS que permite conectar o celular em um PC de forma relativamente simples.

O que é espelhamento de tela?

O espelhamento de tela é um recurso que permite duplicar em uma segunda tela tudo o que está sendo exibido no dispositivo original, em tempo real. No caso de celulares e PCs, significa que você pode ver e acompanhar no monitor do computador o que está sendo exibido na tela do smartphone.

Em outras palavras, é quase como transformar o computador em um “monitor externo” do celular. Isso pode ser feito de duas formas: sem fio (Wi-Fi) ou com cabo, dependendo da tecnologia.

Por exemplo, em alguns casos é possível usar um USB para ligar o celular ao PC.

Como espelhar a tela do celular no PC

O caminho mais simples depende do seu sistema. No Android, alguns celulares conseguem espelhar direto no Windows por recursos de transmissão sem fio; em outros casos, os usuários precisam utilizar aplicativos de terceiros.

Já no iPhone, o espelhamento costuma ser fácil em dispositivos Apple, mas no Windows normalmente exige um programa que “receba” o AirPlay.

De qualquer forma, existem ferramentas gratuitas, como scrcpy e também alternativas pagas que prometem interface mais amigável e recursos extras, como AirDroid.

É importante destacar que apenas os aplicativos nativos do Windows e do macOS oferecem segurança garantida. No caso de aplicativos de terceiros, não há garantia sobre a privacidade total dos seus dados.

Em geral, você precisa conectar celular e PC (por Wi-Fi ou cabo) e escolher o método mais compatível com seu aparelho. Confira algumas opções:

Android com recurso sem fio nativo do Windows

Android via cabo USB com app Scrcpy

O Scrppy é um aplicativo de código aberto que permite que os usuários espelhem a tela de smartphones Android e PCs. Antes de tudo, faça download do software, abra os arquivos zipados e coloque dentro do seu disco principal em “Meu Computador”.

captura-de-tela-do-prompt-de-comando-do-windows-ativando-o-app-scrcpy


Após realizar todas as etapas, a tela do seu smartphone Android será espelhada no PC. • Créditos: Reprodução/Scrcpy

iPhone via AirPlay no Mac

No caso de quem utiliza iPhone e possui um Mac, o espelhamento é muito simples, pois o sistema da Apple possui integração completa. Todo o processo é nativo e gratuito, a partir da tecnologia AirPlay.

Por que espelhar a tela do PC?

Espelhar a tela do celular no computador pode ser muito útil em diversas situações do dia a dia. Uma das principais vantagens é possibilitar apresentações e demonstrações, seja em reuniões de trabalho, aulas ou palestras.

Outra razão comum para espelhar a tela é aprimorar a experiência de entretenimento em uma tela grande. Ao duplicar a tela do celular, o usuário consegue assistir a vídeos, filmes e séries do smartphone no monitor do computador; é até possível jogar games aproveitando a tela e o áudio mais potente de um PC.

Além disso, alguns métodos de espelhamento permitem inclusive controlar o celular pelo computador, usando teclado e mouse para navegar em aplicativos, jogar e digitar mensagens.

Integração do iOS para espelhamento em dispositivos Apple

No sistema Apple, o espelhamento costuma ser mais direto porque o iOS se comunica bem com outros dispositivos da marca. Geralmente, o AirPlay é a melhor opção, pois não necessita de nenhuma instalação extra: o iPhone encontra Macs e outros aparelhos compatíveis na mesma rede e inicia a transmissão em poucos toques.

Por outro lado, quando o objetivo é espelhar no Windows, é um pouco diferente: como o sistema não traz AirPlay nativo, você depende de um app receptor. A vantagem é que essas ferramentas costumam oferecer recursos adicionais, como a opção de gravação de tela, mas também há limitações nas versões pagas.

TV conectada ultrapassa celular no consumo de YouTube no Brasil

Sair da versão mobile