Eleição em SP: Felício Ramuth pode deixar PSD para seguir com Tarcísio

O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, pode deixar o PSD e migrar para o MDB como estratégia para continuar na chapa de reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos). A informação foi apurada pelo analista de Política da CNN Pedro Venceslau, que revelou detalhes sobre as articulações nos bastidores do governo paulista.

Segundo Venceslau, há um intenso debate nos bastidores sobre quem ocupará a vaga de vice na chapa de Tarcísio. A indefinição tem causado apreensão no campo da direita, especialmente em um momento em que Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, enfrenta turbulências na relação com o governador e com partidos da base aliada.

A mudança de partido seria uma solução para o impasse político, já que o próprio Kassab teria sinalizado interesse em ocupar pessoalmente a vaga de vice-governador. Venceslau destaca que essa seria uma demanda do PSD, já que o vice poderá governar SP se Tarcísio deixar o cargo para se candidatar em 2030.

“Eu apurei com fontes do próprio Palácio que circula entre os aliados do governador uma tese de que o próprio Felício Ramuth pode continuar sendo vice desde que ele mude de partido e deixe o PSD”, afirmou o analista da CNN.

Cenário político e disputas partidárias

A movimentação ocorre em um contexto de reorganização das forças políticas em São Paulo. O MDB já demonstrou interesse na vaga de vice, tendo inclusive cogitado indicar Baleia Rossi, presidente nacional do partido, para compor a chapa com Tarcísio. Por outro lado, o PSD, sob comando de Kassab, ocupou diversos espaços políticos no estado, herança do domínio do PSDB por 28 anos, o que tem gerado atritos com outros partidos da base.

Venceslau revelou que Felício já foi sondado sobre essa possibilidade e teria demonstrado abertura para a mudança, desde que seja uma decisão de Tarcísio. “Ele teria dito para o governador que ele é do seu time e, o que for decidir, está decidido”, relatou o analista.

Felício é considerado por Tarcísio um vice leal e atuante, tendo desempenhado funções importantes como a articulação do Palácio dos Bandeirantes com a Prefeitura de São Paulo no projeto de intervenção na Cracolândia. Antes de assumir o cargo atual, ele foi prefeito de São José dos Campos.

Além da disputa pela vice-governança, há indefinição também quanto às candidaturas ao Senado em 2026. Uma vaga estaria reservada para o PP em aliança com a União Brasil, e a outra para o PL, com provável indicação do filho do ex-presidente Eduardo Bolsonaro. Nesse cenário, o PSD ficaria sem representação na chapa majoritária, o que aumenta a pressão sobre Kassab.

A expectativa é que Kassab deixe o governo em abril para coordenar o PSD nacionalmente no ano eleitoral, mesmo sem pretensão de disputar cargos. O cenário político em SP permanece em aberto, tanto na disputa pelo Senado quanto na escolha do vice de Tarcísio, que é considerado favorito para a reeleição e potencial candidato à presidência em 2030.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Sena Madureira: comerciantes são presos e 250 kg alimentos estragados apreendidos

Uma força-tarefa liderada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) resultou na apreensão de 258 quilos de alimentos impróprios para o consumo nesta...

Liverpool derrota Sunderland e encosta no G4 da Premier League

Pela 26ª rodada da Premier League, os Reds marcaram no início do segundo tempo e garantiram três pontos Fonte: Metrópoles

Com três participações em gols, Rayan atinge marca na Premier League

Rayan é apenas o 3º jogador a ter pelo menos uma participação em gol em cada um de seus três primeiros jogos pela Premier...
Sair da versão mobile