O Grande Debate: Governo pode culpar oposição por diálogo travado com EUA?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta segunda-feira (11), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o governo pode culpar a oposição pelo diálogo travado com os Estados Unidos.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que a reunião que teria com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi desmarcada. À Globonews, Haddad atribuiu o cancelamento à articulação da extrema direita no país.

Para Cardozo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro tem responsabilidade pela relação difícil entre Brasil e EUA.

“Não se trata do governo culpar, se trata de dar credibilidade às palavras do próprio Eduardo Bolsonaro. Ou ele mentiu, ou ele articulou para que nada acontecesse do ponto de vista diplomático”, disse.

“A ideia da extrema direita é impedir o diálogo entre Brasil e EUA para que nós possamos dialogar sobre as sanções que foram aplicadas e tentar, na negociação econômica, reverter. A soberania do Brasil não se discute nem depende do governo as decisões do Judiciário”, opinou.

Coppolla avalia que o governo tenta terceirizar uma responsabilidade que é dele.

“Esse comportamento do ministro petista Fernando Haddad pode ser sintetizado naquela máxima do filósofo americano Homer Simpson: a culpa é minha e eu ponho ela em quem eu quiser. Aliás, terceirizar as suas próprias responsabilidades, construir narrativas, inventar desculpas esfarrapadas tem sido uma constante no governo Lula”, defendeu.

“Haddad põe a culpa da resposta americana à política externa do governo Lula no Eduardo Bolsonaro e sua suposta influência na Casa Branca”, continuou.

Mega-Sena 2900: sorteio desta terça (12) pode pagar R$ 40 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza nesta terça-feira (12) o concurso 2.900 da Mega-Sena. Sem vencedores no 2.899, a loteria acumulou o prêmio total e pode...

PND: prazo para recurso de atendimento especializado termina nesta 3ª (12)

Os inscritos na primeira edição da PND (Prova Nacional Docente) que tiveram o pedido de atendimento especializado recusado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos...

Crescem 44% menções em ações de danos envolvendo empresas de ônibus

Durante uma viagem de 40 horas entre Cajazeiras (PB) e Brasília (DF), três passageiros foram obrigados a dividir uma única poltrona em um ônibus...