Senado edita regras para uso de IA, mas desobriga gabinetes de segui-las

O Senado Federal editou ato em que estabelece regras para o uso e desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA) na Casa. Os gabinetes dos senadores, entretanto, estão desobrigados a seguir as diretrizes.

O normativo é assinado por Ilana Trombka, diretora-Geral do Senado Federal, e foi publicado na última terça-feira (12), no Boletim Administrativo da Casa.

O ato busca “assegurar o desenvolvimento e o uso ético, seguro, eficiente e sustentável dessa tecnologia nas atividades administrativas e de suporte ao processo legislativo”.

São estabelecidos fundamentos como o “respeito aos direitos fundamentais, à democracia e à centralidade da pessoa humana” e “supervisão humana em todas as etapas do ciclo da IA, inclusive no apoio à decisão”.

Além de estabelecer regras para o desenvolvimento de sistemas de IA, há previsões para o uso de sistemas de IA de uso livre. Nesse caso, é vedada, por exemplo, a inserção de dados pessoais, sigilosos ou protegidos por restrição legal.

Os sistemas de IA desenvolvidos e utilizados no Senado Federal, como prevê o normativo, devem ser explicáveis e transparentes, garantindo que seus resultados e processos sejam rastreáveis e auditáveis.

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz ministro

O presidente do Equador, Daniel Noboa, sofreu uma tentativa de assassinato, segundo o ministro de Energia do país. O chefe de Estado não foi...

MotoGP: Campeão, Márquez está fora das próximas corridas após fratura

O espanhol Marc Márquez, heptacampeão da MotoGP, ficará fora das próximas duas etapas da temporada — na Austrália e na Malásia — após sofrer...

Negociador-chefe do Hamas detalha exigências para reunião sobre cessar-fogo

O principal negociador do Hamas, Khalil Al-Hayya, disse que pretende manter discussões de cessar-fogo “responsáveis ​​e sérias” enquanto estiver no Egito para se reunir...