EUA restringem uso de mísseis contra Rússia pela Ucrânia, diz jornal

O Pentágono tem silenciosamente impedido a Ucrânia de usar o sistemas de mísseis táticos de longo alcance (ATACMS) feitos pelos EUA para atingir alvos dentro da Rússia, limitando a capacidade de Kiev de empregar essas armas em sua defesa contra a invasão de Moscou, informou o Wall Street Journal no sábado (23), citando autoridades dos EUA.

A Reuters não pôde verificar imediatamente o relatório.

A notícia vem enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, se mostra mais frustrado publicamente sobre a guerra de três anos e sua incapacidade para garantir um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Depois que sua cúpula com o presidente russo Vladimir Putin e uma reunião subsequente com líderes europeus e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não conseguiram produzir progressos observáveis, Trump disse na sexta-feira (22) que estava novamente considerando atingir a Rússia com sanções econômicas ou que abandonaria as negociações.

Trump esperava organizar um encontro bilateral entre Putin e Zelensky, mas isso também se mostrou difícil. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse à NBC na sexta-feira (22) que não havia nenhuma agenda para um encontro com Zelensky.

“Putin está pronto para se encontrar com Zelensky quando a agenda estiver pronta para uma cúpula. E essa agenda não está pronta”, disse Lavrov à NBC, dizendo que nenhuma reunião foi planejada por enquanto.

Enquanto a Casa Branca tentava persuadir Putin a se juntar às negociações de paz, um processo de aprovação implementado no Pentágono impediu que a Ucrânia lançasse ataques profundos em território russo, informou o jornal.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, tem a última palavra sobre o uso das armas de longo alcance, disse o jornal.

Nem o gabinete presidencial da Ucrânia nem o ministério da defesa responderam imediatamente ao pedido da Reuters de um comentário fora do horário comercial.

A Casa Branca e o Pentágono também não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Márcia Fu relata golpe milionário que levou após se aposentar no vôlei

Márcia Fu detalhou um golpe milionário que levou logo após se aposentar das quadras. Atualmente com 56 anos, a medalhista olímpica decidiu seguir carreira...

Confira os resultados deste domingo pela Série D do Brasileirão

O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Corinthians vence Vasco fora de casa e se distancia da zona da degola

Na continuação da 21ª rodada do Brasileirão, o Vasco recebeu o Corinthians no Estádio São Januário, neste domingo (24/8). O Timão se deu melhor...