Deputado pede informações sobre escritório americano contratado pela AGU

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) protocolou um requerimento de informações à AGU (Advocacia-Geral da União) sobre a contratação do escritório de advocacia norte-americano Arnold & Porter Kaye Scholer, que representará o Brasil nos Estados Unidos.

No pedido, o parlamentar solicita detalhes sobre “as circunstâncias, finalidades, valores e prazos do referido contrato”.

Entre os questionamentos apresentados no documento estão:

  • se foram “previstos valores máximos para honorários”
  • se há “cronograma de desembolso ou previsão de pagamento por demanda”
  • se a AGU já “definiu os casos ou sanções específicas frente às quais atuará o escritório americano”
  • se se foi “elaborado um escopo de serviços com metas e entregas previstas no prazo contratual”

A contratação do escritório foi feita por inexigibilidade de licitação, com valor máximo de US$ 3,5 milhões em até 48 meses, para atuar “administrativa e judicialmente em defesa do Estado brasileiro no âmbito das sanções impostas pelo governo norte-americano”, como mostrou a CNN.

À CNN, Luiz Philippe disse que o requerimento foi protocolado pois “não podemos aceitar que a AGU, que deveria zelar pelos interesses do Estado brasileiro, esteja financiando contratos que se confundem com advocacia privada e lobby político internacional”.

O movimento ocorre após os Estados Unidos suspenderem os vistos de diversas autoridades brasileiras, além de aplicarem a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A legislação prevê sanções financeiras e restrições de visto a pessoas envolvidas, segundo o governo americano, em violações de direitos humanos e corrupção.

Em nota, a Advocacia Geral da União informou que assim que receber o requerimento irá prestar as informações ao deputado.

Vôlei: Gerdau Minas confirma técnico italiano e comissão para temporada

Lorenzo Pintus será o técnico do Gerdau Minas na temporada 2025/26. O treinador italiano chega para recolocar a equipe no caminho da conquista da Superliga Feminina, após...

Rio recebe conselheira militar da ONU em preparação para missões de paz

Em um momento em que diferentes regiões do mundo enfrentam crises humanitárias e conflitos armados, o Rio de Janeiro recebeu a visita da conselheira...

Banco Genial renuncia à gestão de fundo investigado em megaoperação

O Banco Genial emitiu nota nesta quinta-feira (28) sobre a Operação Carbono Oculto, que investiga alvos suspeitos de fraude no setor de combustíveis, e...