Papa Leão XIV envia mensagem ao Afeganistão lamentando terremoto

O papa Leão XIV enviou um telegrama para o Afeganistão lamentando as vítimas do terremoto de magnitude 6, que deixou mais de 800 mortos e 2.800 feridos no domingo (31), sendo um dos piores tremores já registrados no país, informaram autoridades nesta segunda-feira (1º).

“Profundamente entristecido pela significativa perda de vidas”, escreveu o pontífice, expressando “sincera solidariedade, em particular, àqueles que choram a perda de entes queridos e às equipes de emergência e autoridades civis envolvidas nos esforços de resgate e recuperação. Neste momento difícil para a nação”.

Leão XIV disse rezar fervorosamente pelas almas dos falecidos, dos feridos e por aqueles que continuam desaparecidos, “confiando ao Senhor todos os atingidos pelo desastre”.

A mensagem do papa foi assinada pelo pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.

Acredita-se que o desastre esgotará ainda mais os recursos do país sul-asiático, que já enfrenta crises humanitárias, desde uma queda acentuada na ajuda até uma enorme repulsão de cidadãos de países vizinhos.

Quase meio milhão de pessoas provavelmente sentiram tremores fortes a muito fortes, o que pode resultar em danos consideráveis ​​a estruturas mal construídas, informou o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

O serviço informou que o tremor foi registrado a 27 km de Jalalabad, na província de Nangarhar. A profundidade foi de 8 km, o que é considerado raso para especialistas, que alertam que quanto mais próximo à superfície, mais danos pode causar.

O terremoto ocorreu às 23h47, horário local. Modelos do USGS estimam que o tremor poderia resultar em centenas de mortes.

Bêbado, diretor geral de Polícia do AC cai na Álcool Zero, xinga PM e nega bafômetro; SW4 do governo é apreendida com 40 mil...

O diretor-geral de Polícia Civil do Acre, delegado Henrique Maciel, foi flagrado dirigindo embriagado, na tarde deste domingo. Ele conduzia uma SW4 acautelada pela...

Boxeadora argelina recorre ao CAS contra decisão de testes genéticos

A boxeadora argelina Imane Khelif, campeã olímpica em Paris 2024, entrou com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS) contra a decisão da World...

Como mulheres podem envelhecer com poder e saúde? Especialista dá dicas

Quando se trata do discurso sobre longevidade, os cientistas homens estão majoritariamente liderando o caminho. É o que afirma a especialista em longevidade Vonda...