China não participa de guerras nem as planeja, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou neste sábado (13) que Pequim não participa de guerras nem as planeja. A fala acontece após o pedido dos EUA para que aliados impusessem tarifas aos compradores de petróleo russo.

“A guerra não pode resolver problemas, e as sanções apenas os complicam”, disse Wang Yi em uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega esloveno na capital da Eslovênia, Liubliana, de acordo com uma declaração de seu ministério.

A medida do governo Trump visa enfraquecer Moscou e colocar fim à guerra da Rússia na Ucrânia. Washington impôs tarifas à Índia pela compra de cargas russas, mas se absteve de penalizar a China, que considera a Rússia um parceiro estratégico “para todas as condições”.

Entenda a guerra na Ucrânia

A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Os russos avançam lentamente pelo leste e Moscou não dá sinais de abandonar seus principais objetivos de guerra. Enquanto isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressiona por um acordo de paz.

A Ucrânia tem realizado ataques cada vez mais ousados dentro da Rússia e diz que as operações visam destruir infraestrutura essencial do Exército russo.

O governo de Putin, por sua vez, intensificou os ataques aéreos, incluindo ofensivas com drones.Os dois lados negam ter como alvo civis, mas milhares morreram no conflito, a grande maioria deles ucranianos.

Acredita-se também que milhares de soldados morreram na linha de frente, mas nenhum dos lados divulga números de baixas militares.

Os Estados Unidos afirmam que 1,2 milhão de pessoas ficaram feridas ou mortas na guerra.

 

CIA publica vídeo para recrutar militares da China como informantes

A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) está intensificando os esforços para recrutar espiões chineses com o lançamento de um novo vídeo...

Ataque a tiros deixa dois mortos e um ferido em universidade dos EUA

Ao menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um ataque a tiros na noite de quinta-feira (12) em um dormitório da Universidade...

Carnaval sem danos: confira alguns cuidados essenciais para o cabelo

Cuidar dos cabelos pode ser um desafio durante os dias de Carnaval. As longas horas se divertindo nos bloquinhos, o suor, a alta exposição...