A Venezuela lançou exercícios militares em larga escala em sua ilha caribenha de La Orchila na quarta-feira (17), mobilizando milhares de tropas no que as autoridades descreveram como uma resposta defensiva à atividade militar dos EUA na região.
As tropas estão participando dos exercícios de três dias, chamados de “Caribe Soberano 200”, apoiados por navios de guerra, aeronaves, barcos de milícias e artilharia.
Os exercícios incluíram demonstrações noturnas de poder de fogo militar, com forças venezuelanas disparando mísseis antiaéreos Igla-S e artilharia pesada.
Veja vídeo:
Imagens de vídeo divulgadas pelo Ministério da Comunicação da Venezuela mostraram caças Sukhoi-30 e helicópteros realizando sobrevoos, enquanto tanques anfíbios pousavam na praia enquanto soldados garantiam posições ao longo da costa.
A demonstração militar ocorre em meio à escalada das tensões regionais após as forças dos EUA explodirem pelo menos dois barcos venezuelanos neste mês, matando um total de 14 pessoas que supostamente transportavam drogas pelo Caribe.