Bia Souza sobre ouro olímpico: “Tem que respeitar o judô brasileiro”

Bia Souza ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris em 2024. Ao Metrópoles, a esportista comentou sobre a tradição brasileira no esporte e, também, sobre o sentimento após conquistar o título inédito em sua carreira. A esportista ainda compartilhou os planos para o futuro e mirar as Olimpíadas de 2028.

Leia também

Bia Souza, patrocinada pela Neonergia, relembrou sobre o título nas Olimpíadas e relembrou os diferentes sentimentos com a primeira colocação. “Quando acabou a luta, acabou o tempo, eu pensei ‘Graças a Deus, não tenho mais que lutar’. Um segundo depois, caiu a ficha de que eu tinha me tornado campeã olímpica, comecei a chorar e não parei mais”, descreveu.

Ela ainda revelou que o momento em que foi chamada para subir ao pódio vai ficar “tatuada” em sua mente. “Foi a primeira vez que eu parei para olhar o ginásio, dei aquela volta e vi que tava mega lotado, todo mundo gritando, todo mundo cantando”, declarou.

Além de Bia Souza, o judô brasileiro, de forma geral, fez uma boa campanha nas Olimpíadas de Paris. Sobre as medalhas conquistadas pelo conjunto, a judoca elogiou o desempenho de seus colegas:

Tem que respeitar o judô brasileiro, a gente vem há muitos anos trazendo resultados olímpicos. No ano passado, foi mais especial, a gente trouxe três medalhas no individual, então isso só mostrou cada vez mais a nossa evolução e trabalho dentro do esporte. Tem que respeitar o judô brasileiro sim e vamos continuar fazendo história”, completou.

5 imagensFechar modal.1 de 5

David Ramos/Getty Images2 de 5

David Ramos/Getty Images)3 de 5

Luke Hales/Getty Images4 de 5

David Ramos/Getty Images5 de 5

David Ramos/Getty Images

A judoca teve uma perda na família um mês antes da disputa dos Jogos Olímpicos de 2024. Sua avó, Brecholina da Silva, faleceu em junho daquele ano. Após conquistar o ouro, Bia Souza dedicou a medalha para a familiar.

“Foi muito difícil, minha avó sempre foi um dos meus grandes pilares e sempre vai ser. Foi uma das minhas grandes inspirações na vida. Foi algo que me abalou muito, não estávamos esperando, ainda mais na cara do gol, indo para as Olimpíadas. Eu prometi para ela que ia fazer valer a pena todos os momentos que não estive com ela, por conta que priorizei o judô e treinamentos. E prometi que ia trazer um excelente resultado e trouxe a medalha de ouro que foi em homenagem a ela”, disse.

Bia Souza falou sobre os planos para o futuro e tem como meta disputar as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028:

“O plano é Los Angeles, em 2028, estou muito focada, mais do que motivada para ir. Mas é todo um processo, a gente está no início do ciclo, precisamos conquistar a vaga antes de tudo. É uma caminhada, são as competições, as seletivas, os treinamentos. Então o foco é voltar às competições internacionais na melhor forma possível, sempre me mantendo ali entre as 10 do ranking. Se Deus quiser, em 2028, estaremos lá”, pontuou.

Bia está em Brasília para acompanhar a disputa do judô nos Jogos da Juventude 2025. A competição, realizada na capital federal, reúne mais de 4000 atletas e consolida-se como uma das maiores etapas do torneio. O Metrópoles transmite ao vivo e com imagens pelo canal do portal no YouTube.

Metrópoles é a nova casa do esporte no Brasil

A transmissão dos Jogos da Juventude 2025 é mais uma atração do Grupo Metrópoles, que conta também com o Metrópoles Sports, Metrópoles Music e Metrópoles Endurance. O grupo já transmite os jogos do Brasileirão Série D Will Bank, ao vivo e de graça pelo canal do YouTube, além de ter transmitido eventos como o Mundial de Wushu, os Jogos da Juventude, o Mega Drift Brasil e a Copa Santa Catarina.



Fonte: Metrópoles

Relator da anistia vê cenário turbulento e avalia adiar entrega do texto

O relator do PL da Anistia na Câmara, deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), quer avaliar o clima para votação da proposta após as...

Espanyol x Valencia: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga

Espanyol e Valencia entram em campo nesta terça-feira (23) às 14h (de Brasília), pela sexta rodada da LaLiga. O confronto será realizado no Estádio Cornellá-El...

Mega-Sena 2918: sorteio desta terça (23) pode pagar R$ 48 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza nesta terça-feira (23) o concurso 2918 da Mega-Sena. Sem vencedores no sábado (20), a loteria acumulou e o prêmio máximo...