Rafael Nadal usou as redes sociais nesta terça-feira (23/9) para avisar os fãs sobre golpes virtuais que usam sua imagem. Segundo o ex-tenista, vídeos criados com inteligência artificial têm circulado em diferentes plataformas, imitando sua voz e rosto para divulgar supostas dicas de investimento.
O espanhol disse que não tem ligação com o conteúdo e pediu que ninguém compartilhe o material.
“Minha equipe e eu detectamos que estão circulando vídeos falsos gerados por inteligência artificial, nos quais aparece uma figura imitando minha imagem e voz. Esses vídeos me atribuem conselhos ou sugestões de investimento que não são meus. Isso é propaganda enganosa”, escreveu Nadal.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Getty Images2 de 3
Rafael Nadal vence Ruud sem sustos e garante o seu 14º título de Roland Garros
Clive Brunskill/Getty Images3 de 3
Chris Hyde/Getty Images
Confira a publicação:
Hola a todos,
Comparto este mensaje de alerta, algo poco habitual en mis redes, pero necesario.Hemos detectado junto a mi equipo que circulan en algunas plataformas vídeos falsos generados por inteligencia artificial, en los que aparece una figura que imita mi imagen y voz.
En…
— Rafa Nadal (@RafaelNadal) September 23, 2025
Leia também
-
Tenista revela ódio de Rafael Nadal: “Alguns gestos me enojavam”
-
Djokovic revela não ser amigo de Nadal: “Não é possível entre rivais”
-
Tenista chama Nadal de calvo e dispara contra Murray e Djokovic
O caso chama atenção para o aumento de golpes digitais com uso de deepfake, tecnologia que simula vozes e rostos de pessoas conhecidas.
Ícone do esporte, Nadal é dono de 22 títulos de Grand Slam, incluindo 14 conquistas em Roland Garros, e conquistou o ouro olímpico em 2008. Ele se despediu do circuito profissional em 2024, após mais de duas décadas no topo do tênis mundial.
Fonte: Metrópoles