Inquérito contra Silvio Almeida completa um ano sem solução

O inquérito que corre na PF (Polícia Federal) contra o ex-ministro Silvio Almeida, que ocupava a pasta de Direitos Humanos, completou um ano esta semana – sem solução.

A PF apura se o ex-ministro do governo Lula praticou assédio sexual e importunação. Quando as denúncias se tornaram públicas, em setembro do ano passado, Almeida foi demitido.

Segundo apurou a CNN, a suposta demora no fim da investigação se deu após pedido da equipe de defesa do ex-ministro ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que todas as testemunhas do caso fossem interrogadas novamente.

O ministro André Mendonça, relator do caso na Suprema Corte, atendeu à solicitação e determinou que a PF realizasse novamente as oitivas, visto que a delegada que conduzia o inquérito mudou para outra investigadora.

Os depoimentos estão em fase final e, após essa etapa, integrantes da PF acreditam que o inquérito chegará ao fim, com relatório ao STF sobre a conduta do ex-ministro.

Em outubro do ano passado, a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, deu detalhes da denúncia de assédio. À PF, reforçou o que já tinha adiantou a colegas ministros do governo, citando datas e ocasiões.

No caso específico de Anielle, o crime investigado deve ser tipificado como importunação sexual.

Silvio Almeida foi demitido no dia 6 de setembro, um dia após a ONG Me Too Brasil revelar as denúncias. O ex-ministro nega as acusações e argumenta ser alvo de perseguição.

Em nova manifestação, a defesa de Silvio Almeida “reafirma que acredita no sistema de justiça para a solução justa desse caso.”

Renato Gaúcho fala sobre desgaste após eliminação na Sul-Americana

Na noite desta terça-feira (23/9), o Fluminense empatou com o Lanús em 1 x 1 pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Com o...

Jogos da Juventude 2025: veja o quadro de medalhas dessa terça (23/9)

Brasília é o palco dos Jogos da Juventude 2025 – a maior competição multiesportiva jovem do país, no período de 10 a 25 de...

Série D: Santa Cruz vende mais de 30 mil ingressos em poucas horas

Chegou a hora da decisão na quarta divisão nacional. Neste fim de semana, acontecerá a primeira partida da grande final do Brasileirão Série D...