Microsoft desativa serviços usados por unidade militar de Israel

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (25) que desativou um conjunto de serviços de computação em nuvem e de inteligência artificial usados por uma unidade do Ministério da Defesa de Israel (IMOD).

A medida acontece depois que a empresa, através de uma análise interna, encontrou evidências que apoiam relatos da mídia sobre um sistema de vigilância em Gaza e na Cisjordânia.

Em uma declaração publicada no blog da empresa, o presidente da Microsoft, Brad Smith, disse que a empresa havia “cessado e desativado um conjunto de serviços para uma unidade dentro do Ministério da Defesa de Israel”.

Em 15 de agosto, a Microsoft anunciou que havia iniciado uma revisão das alegações.

Smith afirmou que a Microsoft não fornece tecnologia “para facilitar a vigilância em massa de civis”, um princípio que aplica “em todos os países do mundo”.

A revisão, disse Smith, concentrou-se em registros comerciais, demonstrações financeiras, documentos internos e outros registros, sem acesso ao conteúdo do material armazenado.

Um oficial de segurança israelense disse: “Não há danos às capacidades operacionais das IDF”.

A medida ocorre após uma investigação do The Guardian e da revista israelense +972 no início de agosto relatar que a unidade de inteligência militar de Israel, conhecida como 8200, dependia do Microsoft Azure para armazenar milhões de chamadas telefônicas feitas por palestinos em Gaza e na Cisjordânia ocupada.

Finneas, irmão de Billie Eilish, anuncia noivado com Claudia Sulewski

O cantor e produtor Finneas O’Connell, 28, conhecido por ser o irmão da cantora Billie Eilish, anunciou que está noivo da atriz Claudia Sulewski,...

Wall Street fecha em baixa com incerteza sobre corte de juros nos EUA

As ações dos EUA fecharam em baixa moderada na quinta-feira (25), com a maioria dos setores do S&P 500 em baixa, à medida que...

Estudiantes x Flamengo: escalações e onde assistir ao jogo da Libertadores

Estudiantes e Flamengo estão escalados para o jogo decisivo desta quinta-feira (25) pela Libertadores. A partida de volta das quartas de final da competição...