Vale-alimentação deve mudar em outubro; saiba o que o governo planeja

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou, na segunda-feira (29/9), que o governo federal deve anunciar em outubro as mudanças previstas para o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Um dos principais focos é limitar a taxa desconto cobradas de bares, restaurantes e supermercados nas vendas com vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA).

“Precisamos decidir em outubro, de qualquer jeito. O que estamos buscando é criar condições para evitar ajuizamento”, declarou o ministro em coletiva para detalhar os resultados de geração de empregos em agosto.

Questionado sobre o processo, Marinho relatou que pretende buscar a mediação entre operadoras e representantes do setor para “evitar ajuizamento”. “O presidente Lula nos autorizou. Está comigo e com o Haddad, e eu e ele vamos tomar essa decisão assim que vencermos o cansaço na mesa de negociação”, acrescentou ele.

O anúncio estava previsto para maio, mas foi postergado devido a diversos impasses entre operadoras e representantes de bares, restaurantes e mercados. Agora, a expectativa é que o anúncio seja feito na próxima semana, após Marinho retornar de uma viagem à República Dominicana. A decisão será tomada em conjunto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Leia também

Regulamentação do PAT

A regulamentação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi discutida em reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e com o presidente do Banco Central, em 9 de abril. Como mostrado pelo Metrópoles, há um impasse com a autoridade monetária sobre a forma de se fazer a administração do negócio.

Entenda o PAT

  • O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma iniciativa governamental que oferece benefícios de alimentação para trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos.
  • A adesão das empresas não é obrigatória. Em contrapartida, os participantes são beneficiados com incentivos fiscais nos gastos com vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR), desde que o subsídio seja concedido a todos os funcionários da empresa.
  • O governo estuda colocar em prática a regulamentação da portabilidade e da interoperabilidade do benefício. A portabilidade garante ao trabalhador o direito de escolher em qual cartão ele prefere receber o auxílio, enquanto a interoperabilidade permite que uma única máquina de cartão passe todos os benefícios.
  • Supermercados levaram ao governo a proposta de reestruturar o PAT, implementando o chamado PAT eSocial.
  • Para as empresas de benefícios que já operam no mercado, no entanto, as mudanças não devem refletir nos preços dos alimentos.

Caged de agosto

O Brasil abriu 147.358 vagas de emprego formal em agosto, conforme dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Este é o pior resultado para o mês de agosto desde 2020, início da série histórica do Novo Caged. A marca recorde anterior para o período era de justamente de 2020, com 214.601 postos abertos.

No total, foram registrados em agosto:

  • 2.239.895 de admissões; e
  • 2.092.537 de desligamentos.

A criação de vagas de emprego com carteira assinada em agosto representa um crescimento de 9,76% em relação a julho (134.251) e uma queda de 38% frente ao mesmo mês de 2024 (239.069).

No acumulado do ano, foram abertas 1.501.930 vagas. O saldo é decorrente de 18.447.724 contratações e 16.945.794 demissões. No mesmo período de 2024, o país criou 1,74 milhão de novas vagas.



Fonte: Metrópoles

Torneio Abertura NBB: veja Cruzeiro x Caixa Brasília Basquete ao vivo

O Metrópoles transmite, ao vivo e com imagens, pelo YouTube o jogo entre Cruzeiro e Caixa Brasília Basquete, válido pelo grupo D do Torneio...

Punido e de mão quebrada, Popó não disputará Fight Music Show

Depois de enfrentar Wanderlei Silva no Spaten Night Fiht 2, Acelino “Popó” sofreu uma fratura na mão, além de ter sido suspenso por 180...

Alisson deixa campo após lesão e preocupa a Seleção Brasileira; veja

Nesta terça-feira (30/9), o goleiro Alisson foi substituído após sentir desconforto em jogo da Champions League. Em seu lugar, entrou o georgiano Mamardashvili. O...