Governo cria programa para explorar energia do interior do planeta

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta quarta-feira (1°/10), a criação do Programa Nacional de Energia Geotérmica (Progeo), iniciativa que visa fomentar a exploração e o uso da energia geotérmica no Brasil.

A energia geotérmica é proveniente do calor do interior da Terra e é explorada por meio de rochas e águas subterrâneas. A energia térmica é transformada em eletricidade ou usada em forma de calor mesmo, para, por exemplo, aquecer edificações no inverno. É considerada uma fonte de energia renovável, ao contrário dos combustíveis fósseis.

O programa contará com recursos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ambas vinculadas ao Ministério de Minas e Energia (MME).

A resolução estabelece normas para:

  • a criação de marcos legais e infralegais;
  • o incentivo a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; e
  • a estruturação de políticas públicas voltadas ao aproveitamento sustentável do potencial geotérmico do país.

O programa também pretende dinamizar economias locais e fortalecer a cadeia nacional de fornecimento de bens e serviços para o setor energético, de acordo com o CNPE.

Mesmo que a matriz elétrica brasileira seja 90% renovável, o MME reforça que o desenvolvimento de novas formas de fontes firmes e de baixa emissão de carbono é fundamental para garantir segurança energética, resiliência econômica e sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, a energia geotérmica é vista como “alternativa estratégica para ampliar a diversidade da matriz e avançar na transição energética”.

Leia também

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o Brasil tem um potencial geotérmico expressivo em diversas regiões do território nacional”. Segundo ele, o Progeo transformará esse potencial em geração de energia limpa.

Com a aprovação da resolução, o Ministério de Minas e Energia começará o processo de implementação das medidas previstas, em articulação com os demais órgãos envolvidos e o setor produtivo.



Fonte: Metrópoles

Mulher descobre escorbuto após hematomas causados por massageador

Uma mulher de 37 anos, moradora da Filadélfia, nos Estados Unidos, descobriu que sofria de escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C e...

Oktoberfest da Alemanha reabre após ameaça de bomba ser descartada

A Oktoberfest, festival de cerveja em Munique, na Alemanha, reabriu nesta quarta-feira (1º) depois que a polícia vistoriou o local e não encontrou ameaça de...

IR: mais de 66% das declarações na malha fina foram autorregularizadas

A Receita Federal informou na quarta-feira (1°) que mais de 66% das declarações de Imposto de Renda que foram retidas na malha fina já...