Em cerimônia, EFAB lança a 16ª turma do curso de arbitragem no DF

A Escola de Formação de Árbitros de Brasília (EFAB) deu o pontapé inicial ao 16º curso de arbitragem, na noite dessa quinta-feira (2/10), em cerimônia realizada no Centro de Capacitação Física dos Bombeiros do DF (CECAF). 

O evento foi comandado por Raimundo Lopo, diretor da EFAB e responsável pelas aulas teóricas e práticas do curso. Estiveram presentes também diversos árbitros e assistentes locais, com destaque para Leila Cruz, que atualmente é a única representante do Distrito Federal na FIFA.

Leia também

O início das aulas será imediato, e o último encontro está marcado para o dia 26 de junho de 2026. Ao todo, serão 384 horas-aulas: as teóricas serão via EAD, enquanto as práticas serão realizadas no campo sintético do Varjão, no período noturno.

Lopo falou sobre as expectativas para o curso. “Estamos contentes com o número de alunos e na expectativa de que tudo possa dar certo, conseguimos evoluir, dessa vez tivemos uniforme e material já na abertura, acredito que teremos bons valores aqui”, finalizou.

Homenagem

A turma receberá o nome de Maguielson Lima, uma homenagem ao árbitro que representa o Distrito Federal em competições nacionais. Maguielson fez o curso na turma de 2014/2015, pertence ao quadro da CBF e hoje é um dos destaques no Brasil, com quase 200 jogos realizados em nível nacional, além de ter apitado três finais do campeonato local.

Ele falou ao Metrópoles sobre a homenagem. “Agradeço muito por ser homenageado com o nome desta turma, são anos de luta e muita dedicação e hoje colho os frutos disso. Há 11 anos atrás era eu em uma turma igual a essa para fazer o curso, é gratificante olhar para o passado e ver o que me tornei hoje, obrigado a EFAB e a FFDF pelo carinho”, afirmou.

O paraninfo da turma será João Paulo Rustiguel, diretor de competições da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).

Aumento no número de mulheres

No total, serão 30 alunos no curso, sendo seis mulheres, o dobro da última turma. Vale lembrar que a assistente Leila Cruz e a árbitra Cássia França se destacaram recentemente. Esta última esteve em diversos jogos do Brasileirão Feminino e apitou a Série D nesta temporada.



Fonte: Metrópoles

Remissão de pré-diabetes é possível sem perda de peso, aponta estudo

*O artigo foi escrito pelos pesquisadores Andreas L. Birkenfeld e Reiner Jumpertz-von Schwartzenberg, ambos da Universidade de Tübingen, da Alemanha, e publicado na plataforma...

Pressão alta é o fator mais mortal para pessoas com gordura no fígado

Mais de um terço da população adulta mundial convive com a doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD), a forma mais comum de...

Veja reação de Patrícia Abravanel ao ser roubada durante aniversário

A comemoração de 48 anos de Patrícia Abravanel, neste sábado (4/10), teve um episódio inusitado. Enquanto finalizava os preparativos para a festa, em casa,...