Entenda o que são os Prêmios Nobel e quando serão entregues

Os prêmios Nobel de 2025 serão anunciados a partir da próxima semana, começando com os nomes da medicina e da fisiologia na segunda-feira (6), e terminando com a revelação dos vencedores em economia, sete dias depois, no dia 13.

Os prêmios, que também são concedidos por realizações excepcionais em física, química, literatura e paz, têm um valor de 11 milhões de coroas suecas (equivalente a US$ 1,2 milhão) e garantem aos agraciados uma fama instantânea impensável para a grande maioria dos cientistas.

Quem criou os Prêmios Nobel?

O Prêmio Nobel foi criado pelo químico e empresário sueco Alfred Nobel, que em seu testamento determinou que a maior parte de seu patrimônio fosse usada para financiar “prêmios para aqueles que, durante o ano anterior, conferiram o maior benefício à humanidade”.

Nobel é mais conhecido como o inventor da dinamite, mas também escreveu poesia e drama, e falava russo, francês, inglês e alemão desde os 17 anos. As cinco categorias originais de prêmios refletem os interesses mais próximos de seu coração.

Nobel passou grande parte da carreira desenvolvendo tecnologias de armas, ganhando muito dinheiro com isso. Mas, mais tarde, ele tornou-se amigo próximo da ativista e pacifista austríaca Bertha von Suttner.

Suttner se tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio da Paz em 1905, e muitos acreditam que foi sua influência que levou Nobel a incluir um prêmio nessa categoria.

Alfred Nobel morreu em 1896, mas só em 1901, após uma batalha judicial sobre seu testamento, os primeiros prêmios foram concedidos.


Busto de bronze de Alfred Nobel, em Estocolmo
Busto de bronze de Alfred Nobel, em Estocolmo, na Noruega • Foto: Claudio Bresciani – 10.dez.2019 / TT News Agency via Reuters

Quem concede os Prêmios Nobel?

Nobel selecionou a Real Academia Sueca de Ciências para conceder os prêmios de química e física, a Academia Sueca de literatura, o Instituto Karolinska da Suécia (Universidade Médica) para fisiologia e medicina e o parlamento norueguês para a paz.

Não se sabe exatamente por que Nobel escolheu a Noruega para conceder o prêmio da paz, embora isso possa refletir que a Noruega e a Suécia estavam unidas por uma união política na época em que ele redigiu seu testamento.

Em 1968, quando o banco central da Suécia comemorava seu 300º aniversário, a instituição implementou o Prêmio em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel com uma doação à Fundação Nobel. O prêmio também é concedido pela Real Academia Sueca de Ciências, de acordo com os mesmos princípios das demais categorias.

Quais figuras notáveis já receberam o Prêmio Nobel?

Entre os agraciados com o Nobel, destacam-se os cientistas Albert Einstein, Niels Bohr e Marie Curie; os autores Ernest Hemingway e Albert Camus; e líderes inspiradores como Nelson Mandela, Martin Luther King Jr. e Madre Teresa.

Embora a maioria das conquistas ainda seja celebrada, alguns prêmios não envelheceram bem, como o prêmio Egas Moniz em fisiologia ou medicina, concedido em 1949, pela prática da lobotomia, desde então desacreditada.

Muitas entregas de Prêmios da Paz também foram criticadas, incluindo os concedidos a Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA; Yasser Arafat, ex-presidente da Autoridade Nacional Palestina; Yitzhak Rabin, ex-primeiro ministro de Israel; e Shimon Peres, ex-presidente de Israel.

A não entrega do prêmio a Mahatma Gandhi antes de sua morte em 1948 também é vista por muitos como um grande descuido.

A cerimônia

Os Prêmios Nobel são entregues aos agraciados no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel. O Prêmio da Paz é entregue pelo presidente do Comitê Norueguês do Nobel em Oslo, enquanto os outros prêmios são entregues pelo rei sueco no Stockholm Concert Hall.

Durante a noite, cerca de 1.300 convidados são recebidos em um luxuoso banquete na Prefeitura de Estocolmo. O cardápio, meticulosamente planejado durante meses por alguns dos melhores chefs e sommeliers da Suécia, é mantido em segredo até que a comida seja servida por 200 garçons.

A comida tem um tema nórdico, e o menu do ano passado incluiu uma entrada de queijo de cabra recheado com ligústico. O prato principal foi um quenelle de frango, aipo-rábano e repolho glaceados com missô, e a sobremesa um terrine de maçã assada e bolo de manteiga marrom, aromatizado com brotos de abeto.

Mais segurança pública: Acre anuncia nova aeronave para emergência pré-hospitalar, salvamentos e controle ambiental

A segurança pública do Acre será ainda mais fortalecida com a chegada, em terras brasileiras, do novo avião do Corpo de Bombeiros Militar do...

Rússia expressa apoio à Venezuela após ataques dos EUA, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, disse neste domingo (5) que seu homólogo russo, Sergei Lavrov, expressou “total apoio e solidariedade”...

Zé Felipe curte domingo com os filhos ao som de música com Ana Castela

O cantor Zé Felipe, 27, compartilhou registros do seu domingo ao lado dos filhos. Nos stories do Instagram, ele publicou fotos de Maria Alice,...