CPMI ouve presidente de sindicato envolvido no escândalo do INSS

A CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve ouvir, nesta quinta-feira (8), o presidente de uma das entidades envolvidas no escândalo de descontos indevidos a aposentadorias e pensões.

A oitiva de Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), está marcada para as 9h.

A entidade é um dos focos da oposição por ser a mesma ligada a um dos irmãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é diretor vice-presidente da entidade.

O irmão do petista, embora seja algo de diversos requerimentos da oposição, não teve o pedido de convocação aprovado. A CPMI, nesse primeiro momento, tem priorizado ouvir autoridades e os presidentes das entidades citadas.

Vale destacar também que, embora o Sindnapi esteja entre os alvos de investigação da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria Geral da União), Frei Chico não consta entre os investigados.

No depoimento, a CPMI deve questionar sobre valores repassados pelo INSS para o Sindnapi cresceram 564% em 5 anos, de 2020 a 2024. O montante recebido pela entidade a partir dos descontos nos benefícios saiu de R$ 23,2 milhões em 2020 e chegou a R$ 154,7 milhões no ano passado.

Além da oitiva do presidente da entidade, na reunião desta quinta-feira, o colegiado ainda deve deliberar sobre 78 requerimentos, incluindo pedidos de novas convocações, além de quebras de sigilo e pedidos de informação.

Corpo de jovem desaparecido é encontrado no Rio Purus, e amigo permanece sumido

Moradores do Seringal Messejana, localizado no Rio Purus, em Santa Rosa do Purus, encontram na manhã desta quinta-feira, 29, o corpo de Francisco Pessoa...

Sena Madureira: Igarapés transbordam e chuva intensas castigam animais e produtores da região

Pelo menos três motocicletas pertencentes a moradores da vila Boca do Caeté, a dois quilômetros do perímetro urbano da cidade de Sena Madureira, amanheceram...

Emendas PIX: o que dizem Eduardo Velloso e Mazinho Serafim, alvos da Polícia Federal

https://youtu.be/qDq23qdz7Jw?si=Js-l9VqTLAp2DL6w   Nota pública O deputado federal Eduardo Velloso informa que tomou conhecimento, nesta quinta-feira (29), da operação deflagrada pela Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da...