Messias se destaca para vaga no STF por ser evangélico, diz especialista

O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, surge como principal nome para ocupar a vaga que será deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação é de Flávia Maia, analista de Judiciário do JOTA, durante o WW, é que Messias se destaca pelo fato de ser evangélico, além da lealdade e proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com Maia, Messias demonstrou forte alinhamento com as pautas governamentais, especialmente em momentos de tensão entre o Congresso e o STF. Sua atuação em temas sensíveis, como a questão do IOF, e suas negociações diretas evidenciam sua posição estratégica.

Mas o elemento importante que fortalece a candidatura de Messias é sua ligação com a comunidade evangélica. “Um ponto que chama atenção é o fato de Messias ser evangélico; seria um bom aceno, para um ano eleitoral, Lula indicar um ministro evangélico para o STF”, destaca Maia. Essa indicação sinalizaria abertura do governo a pautas deste grupo.

Segundo Maia, existe uma ala de ministros do STF que apoia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), especialmente Gilmar Mendes, que já manifestou publicamente sua preferência.

No entanto, a decisão final pode ser influenciada por outros fatores estratégicos. Há especulações sobre possíveis planos alternativos para Pacheco em Minas Gerais, o que poderia impactar sua indicação para o STF.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Se for uma mulher? Quem é a ministra do STJ cotada para o STF caso Lula seja reeleito

Em caso de impasse por excesso de pressão na escolha do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e aumento do clamor pelo nome...

Rueda, que acreditou em Bocalom, que traiu Rueda, que foi traído por Biths: é cobra engolindo cobra

Há uma guerra silenciosa entre o suplente de deputado federal Fábio Rueda (UB) e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. O pivô do...

Com show de trio ofensivo, Brasil goleia a Coreia do Sul em amistoso

Com a manhã (ou noite) iluminada do trio formado por Estêvão, Rodrygo e Vini Jr., a Seleção Brasileira não teve dificuldades para golear a...