Polícia investiga acidente de ônibus que deixou 17 mortos em PE

A Polícia Civil investiga o grave acidente de ônibus ocorrido na BR-423, em Saloá, no Agreste de Pernambuco, na última sexta-feira (17). O desastre resultou na morte de 17 pessoas e deixou outras 17 feridas.

O motorista, que sofreu apenas ferimentos leves, afirmou às autoridades que o acidente foi causado por uma falha nos freios, uma alegação que será confrontada pelos laudos periciais.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o teste do bafômetro comprovou que o condutor não havia consumido bebidas alcoólicas.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou que a perícia papiloscópica já identificou os 17 corpos, que foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.

Do total, doze já foram liberados aos familiares e os demais permanecem no Instituto aguardando a retirada.

Dinâmica do acidente

O assessor Cristiano Mendonça, da PRF, informou que, após perder o controle, o ônibus acessou a contramão, colidiu em rochas nas margens, retornou para o sentido correto, atingiu um barranco de areia e tombou sobre a pista.

O gerente geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra, enfatizou que qualquer pronunciamento é preliminar devido à complexidade da tragédia. A Perícia montou três equipes para o levantamento das informações.

A capacidade máxima do veículo era de 50 passageiros. Embora a lista de passageiros contivesse 30 nomes, a PRF estima que havia cerca de 40 pessoas no veículo, devido a possíveis caronas.

Acidente de ônibus em PE: veículo tinha mais passageiros que o informado

O trabalho mais detalhado será realizado no ônibus, visando determinar se a causa foi falha mecânica ou falha humana. Bezerra indicou que o prazo médico esperado para a conclusão dos laudos é de 30 dias. A perícia também avaliará o peso da carga para verificar se o excesso contribuiu para o acidente.

O chefe da Polícia Civil, Renato Márcio Rocha Leite, disse que um passageiro relatou que notou o ônibus empregando uma velocidade maior que a normal momentos antes do choque e tombamento.

*Sob supervisão de GG.

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