Plataforma gratuita com IA promete aprimorar preparação para o Enem

A faculdade Estácio lançou a plataforma gratuita “Enem na MatérI.A.”, uma ferramenta que integra inteligência artificial e o conhecimento de professores para a preparação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A iniciativa converte tendências das redes sociais em material didático.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Artplan, tem como proposta central oferecer materiais exclusivos que aliam conceitos acadêmicos importantes para o exame à linguagem bem-humorada dos memes, produzidos com o auxílio de Inteligência Artificial.

Os estudantes terão acesso a variedade de conteúdos baseados em temas recorrentes do Enem, com reacts e aprofundamentos feitos por professores da faculdade.

Nos episódios, os docentes abordam uma vasta gama de temas, desde contextos históricos e culturais relevantes até grandes marcos da humanidade (como a Revolução Francesa) e os mistérios da química. A ideia é utilizar o que já engaja os jovens nas redes para criar pontes com os assuntos mais recorrentes nas provas.

Essa abordagem, de acordo com a faculdade, visa dialogar diretamente com a geração Z, os jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, já que, segundo uma pesquisa recente do InstitutoZ (em parceria com a Trope e Saquinho Mídias Criativas), mais de 80% desses jovens acreditam que o uso de memes no cotidiano facilita as conexões com outras pessoas e interações.

Para Renata Tasca, diretora de estratégia de marcas e mídia da Estácio, o objetivo é transformar a preparação para o Enem em uma experiência mais dinâmica e próxima do universo dos jovens.

“Ao trazer tendências das redes sociais para dentro do aprendizado, mostramos que é possível se preparar para o exame sem deixar de lado a linguagem que conecta essa geração.”

Ricardo Weitsman, diretor-executivo de criação da Artplan, fala da concepção. “Nos inspiramos na jornada dos próprios estudantes para criar um conteúdo leve, divertido e, ao mesmo tempo, relevante. Ao materializar conceitos complexos em experiências audiovisuais rápidas e acessíveis, mostramos que a criatividade também pode ser uma ferramenta de ensino.”

A plataforma oferece um ‘”desafio premiado” para avaliar os conhecimentos dos participantes. Entre os prêmios estão bolsas de estudo integrais e uma viagem à Europa, com roteiros personalizados que conectam as áreas do Enem a futuras carreiras.

Além dos materiais focados na preparação para o Enem, a plataforma também oferece conteúdos sobre carreiras para apoiar na definição da sua futura profissão.

Como usar?

Para ter acesso à plataforma “Enem na MatérI.A.”, é preciso se inscrever gratuitamente pelo site.

Dicas para o Enem: como a IA pode ajudar na preparação?

Remédio para enxaqueca pode ajudar a tratar câncer gastrointestinal

Uma equipe de pesquisadores australianos descobriu que duas proteínas-chave do sistema nervoso — (CGRP e RAMP1) — estão presentes em cânceres gastrointestinais e ajudam...

Anvisa pede apreensão de lotes falsos de Mounjaro após denúncia

A farmacêutica Eli Lilly do Brasil informou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a existência de versões falsificadas do medicamento Mounjaro, usado...

Zé Felipe é criticado após dirigir com o filho no colo: “Imprudente”

Zé Felipe usou as redes sociais nesta sexta-feira (24/10) para publicar um vídeo com o filho José Leonardo. Na gravação, o cantor surge dirigindo...