Casa Branca confirma encontro Trump-Lula na Malásia neste domingo (26)

A Casa Branca confirmou o encontro bilateral entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontecerá em Kuala Lumpur, na Malásia.

A expectativa é que o encontro aconteça por volta de 04h30 (horário de Brasília).

Essa será a primeira reunião presencial agendada entre os dois presidentes desde a reeleição de ambos.

Lula e Trump estão na Malásia para participar da 47ª reunião de cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

De acordo com fontes da delegação brasileira, o principal objetivo é eliminar elementos políticos das discussões, estabelecendo um canal de diálogo mais pragmático.

A expectativa é de uma conversa breve, que não deve ultrapassar meia hora, sem previsão de acordos imediatos.

A agenda deve incluir temas como comércio EUA-Brasil, guerras na Ucrânia, a situação na Venezuela e questões ambientais, incluindo a COP30.

O Brasil busca se posicionar como mediador nas tensões regionais da América Latina, especialmente no que diz respeito à Venezuela e Colômbia.

O governo brasileiro trabalha com a possibilidade de uma nova reunião em Washington ainda este ano, que contaria com a participação de assessores técnicos de ambos os países para discutir acordos comerciais.

Este próximo encontro seria o momento mais propício para negociações concretas sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Mulher morre após carro ser atingido por árvore durante chuvas em Taubaté

Uma mulher de 35 anos morreu, nesta quarta-feira (14), após uma árvore cair sobre o veículo em que estava no km 18 da Rodovia...

Arroz mais barato testa estratégia da Camil

A forte queda nos preços do arroz no mercado brasileiro foi um dos principais vetores por trás do desempenho financeiro da Camil Alimentos no...

Tropas da Dinamarca desembarcam na Groenlândia em meio a ameaças de Trump

Um avião da Força Aérea Real Dinamarquesa pousou no aeroporto de Nuuk, capital da Groenlândia, no fim da noite de quarta-feira (14), e militares...