EUA e Japão assinam acordo sobre terras raras, diz Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, assinaram um acordo para garantir o fornecimento de minerais essenciais e terras raras por meio de mineração e processamento nesta terça-feira (28), disse a Casa Branca.

Os países planejam cooperar por meio do uso de ferramentas de política econômica e investimentos coordenados para acelerar o desenvolvimento de mercados diversificados, líquidos e justos para minerais essenciais e terras raras, diz o comunicado.

Os líderes se encontraram pela primeira vez em Tóquio para discutir sobre comércio e segurança, uma semana depois que a primeira-ministra conservadora se tornou a primeira mulher líder do Japão e prometeu acelerar o reforço militar.

Na reunião, Takaichi elogiou o “compromisso de Trump com a paz e a estabilidade mundial”, enquanto Trump disse que as relações entre os dois países serão “mais fortes do que nunca”.

 

Na tarde de terça-feira (27), Trump e Takaichi visitarão a base naval dos EUA em Yokosuka, perto de Tóquio, que abriga o porta-aviões USS George Washington, parte da poderosa presença militar dos EUA na região.

Trump se reunirá com líderes empresariais em Tóquio, antes de viajar para a Coreia do Sul na quarta-feira (29).

Em conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, Trump disse que espera selar uma trégua na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

 

Alcione reage após ser confundida com cantora que morreu

Alcione viveu uma situação inusitada nos últimos dias. Em um aeroporto, a cantora foi confundida por um fã, que acreditava estar diante de Elza...

Semifinais da Copa Santa Catarina 2026 são definidas. Veja confrontos

Chegaram ao fim as quartas de final da Copa Santa Catarina. Agora, Blumenau, Figueirense, Joinville e Marcílio Dias seguem na disputa para as semifinais...

João Fonseca vence de virada na estreia do Masters 1000 de Paris

Após a conquista do ATP da Basileia, João Fonseca iniciou a jornada no Masters 1000 de Paris. Na manhã desta terça-feira (28/10), o brasileiro...