Maduro elogia críticas da ONU aos EUA e reforça laços com a Rússia

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, elogiou na segunda-feira (3) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, por suas recentes críticas aos ataques aéreos dos EUA na América do Sul.

Maduro classificou o posicionamento de Turk como um passo adiante para o direito internacional e a estabilidade regional.

Turk condenou os ataques dos EUA contra supostos narcotraficantes como “inaceitáveis” e uma violação dos direitos humanos.

Durante o seu programa semanal, o líder chavista disse que a declaração do comissário é “bem-vinda” e que o mundo precisa de um chefe de direitos humanos que defenda as normas internacionais e se oponha aos crimes que ameaçam o Caribe.

 

Em julho, a Assembleia Nacional da Venezuela, aliada ao governo, declarou Volker Turk persona non grata por unanimidade, depois que ele denunciou publicamente o que chamou de detenções arbitrárias, desaparecimentos forçados e outras violações de direitos humanos no país sul-americano.

 

Mais tarde, durante seu programa, Maduro também destacou a longa cooperação militar da Venezuela com a Rússia, descrevendo-a como calma, produtiva e com perspectiva de continuidade.

O Kremlin, por sua vez, pediu no sábado (1º) calma nas relações entre Venezuela e EUA, segundo a agência de notícias russa TASS. 

Uma campanha dos EUA no Caribe e no Pacífico Oriental contra o que Washington considera tráfico ilegal de drogas teve como alvo pelo menos 14 embarcações e matou 61 pessoas.

Os Estados Unidos reforçaram sua presença militar no Caribe nos últimos meses, com caças, navios de guerra e milhares de soldados.

Maduro tem alegado repetidamente que os Estados Unidos esperam destituí-lo do poder.

 

Análise: Lula recicla ideias no combate ao crime

Uma semana após a megaoperação no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortos, o governo federal intensifica movimentos para emplacar um projeto anti-facção,...

Homem morre após ficar 11 horas em escombros de torre que desabou em Roma

Um trabalhador da Romênia que ficou preso por horas sob os escombros de uma torre medieval parcialmente desabada perto do Coliseu, no centro de...

Tremores de terra são registrados em cidade da BA e de MG no mesmo dia

Dois tremores de terra atingiram cidades dos estados da Bahia e Minas Gerais na segunda-feira (3). O primeiro caso ocorreu no município de Itapicuru...