Sumido do Acre desde 2011, quando concluiu o mandato de governador do estado, o professor Binho Marques planeja retornar. O motivo? Está sendo convocado por Jorge Viana para disputar uma vaga de deputado federal pela Federação PT, PCdoB e PV.
Pressionado pelos aliados para montar uma chapa forte e tentar fazer a esquerda voltar a ter mandato federal, Jorge não convenceu Sibá Machado, Léo de Brito e outros a irem para disputa, mas está escalando Binho.
Uma figura influente do PT relatou que a ideia não é somente ter uma chapa com nomes fortes, mas tentar desbancar Perpétua Almeida (PCdoB). Eles entendem que mesmo estando fora do Acre há 13 anos, ele ainda teria memória eleitoral capaz de juntar muitos apoios importantes.
A fonte, intimamente ligada ao PT, ainda falou sobre o papel do vereador André Kamai na chapa de federal, e o objetivo de fortalecê-lo para uma possível disputa majoritária em 2028 na capital.
Sobre os informes repassado pelo militante petista, tentamos contato com o ex-governador Binho, mas não obtivemos êxito.
Mas é bom os comunistas abrirem os olhos. Na possibilidade de a Federação garantir uma vaga de federal, o PT não deixará Perpétua muito á vontade em sua campanha solo, como em outros tempos.
