Galípolo vai ao Senado explicar acordo entre BC e Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, foi convocado a comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado no dia 25 de novembro para explicar os termos do acordo de leniência firmado com seu antecessor, Roberto Campos Neto.

A convocação foi aprovada na última terça-feira (28/10) pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que preside a CAE.

Inicialmente o item constava na pauta da sessão desta quarta-feira (5/11), mas foi retirado após a proposta de uma nova data pelo próprio presidente do BC.

  • Acordo de leniência é um instrumento usado para obter colaboração de empresas ou pessoas envolvidas em irregularidades, em troca de benefícios legais, como redução de multa ou isenção de outras punições.
Leia também

O acordo em questão foi celebrado em 2 de junho para encerrar um processo administrativo sobre deficiências no controle de operações de câmbio junto ao banco Banco Santander.

Calheiros afirma que a audiência pretende esclarecer “os termos e a base jurídica do acordo”, bem como avaliar os impactos institucionais da medida. Ainda de acordo com o senador, o episódio levanta questões sobre “a condução de processos administrativos internos e sobre a transparência na responsabilização de agentes públicos”.



Fonte: Metrópoles

Anderson Muller desabafa após ataques por assumir casamento gay

Anderson Muller fez um desabafo nas redes sociais após receber diversos ataques por expor o relacionamento de 21 anos com o médico Paulinho. Antes...

Tenda quase duplica lucro líquido no 3º trimestre

A Construtora Tenda registrou expansão de 46,6% em seu lucro líquido do terceiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, a...

Kremlin nega rumores de desentendimento entre Putin e chanceler russo

O Kremlin negou rumores de um desentendimento entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov. “Não há qualquer fundamento”,...