Entenda por que Bortoleto não largará dos boxes no GP de São Paulo

Gabriel Bortoleto largará na 20ª posição do grid neste domingo (9/11), no GP de São Paulo de Fórmula 1. O brasileiro não conseguiu participar da classificatória, apesar da força-tarefa de mêcanicos da Sauber para finalizar o concerto do carro a tempo. No entanto, uma decisão da FIA oficializou que o brasileiro não precisará sair dos boxes para competir em Interlagos.

Confira a decisão da FIA:

4 imagensBortoleto bateu durante a corrida curta no GP de São PauloEstragos no carro não permitiram que o brasileiro corresse nas classificatórias para a corrida de domingoProfissionais trabalham para deixar carro de Bortoleto pronto para o GP deste domingo (9/11)Fechar modal.1 de 4

Decisão da FIA sobre a posição de largada de Gabriel Bortoleto

2 de 4

Bortoleto bateu durante a corrida curta no GP de São Paulo

Reprodução3 de 4

Estragos no carro não permitiram que o brasileiro corresse nas classificatórias para a corrida de domingo

Reprodução4 de 4

Profissionais trabalham para deixar carro de Bortoleto pronto para o GP deste domingo (9/11)

Sam Pancher/ Metrópoles

“De acordo com o artigo 39.4 b) do Regulamento Esportivo de Fórmula 1 da FIA, os comissários dão permissão para que o carro 5, de Gabriel Bortoleto, dispute a corrida, uma vez que o piloto teve tempo satisfatório nos treinos e qualificatórias para a sprint nesta competição”, concluiu a FIA.

O brasileiro não conseguiu disputar as classificatórias devido aos danos extensos no carro após a batida durante a corrida sprint na manhã deste sábado (8/11).

“O carro será posicionado no grid de acordo com o artigo 42.1 do Regulamento Esportivo de Fórmula 1 da FIA”, completou a entidade sobre a decisão.

De acordo com o artigo 39.4 b) do regulamento, a participação de pilotos desclassificados poderá ser determinada pelos comissários de acordo com parâmetros pré-estabelecidos. Entre as considerações que podem modificar a situação do piloto estão:

  • Um tempo satisfatório em outras sessões de treino e classificatórias na competição;
  • A performance geral do piloto em corridas anteriores no campeonato;
  • A gravidade do erro que levou à desclassificação do piloto.

Deste forma, após a decisão dos comissários da Fórmula 1, Bortoleto largará da última posição do grid em Interlagos.

Acidente na sprint

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, bateu o carro na corrida sprint do GP de São Paulo, vencida por Lando Norris. Após a acidente, o veículo ficou extremamente danificado.

Apesar da batida, o piloto está bem. Ele foi levado ao centro médico do percurso por precaução, mas logo liberado. O brasileiro lutava pela 10ª posição com Alexander Albon quando perdeu o controle do carro e acertou o muro duas vezes.

Veja como ficou o carro de Bortoleto:

3 imagensBortoleto bateu durante a corrida curta no GP de São PauloFechar modal.1 de 3

Estragos no carro não permitiram que o brasileiro corresse nas classificatórias para a corrida de domingo

Reprodução2 de 3

Reprodução3 de 3

Bortoleto bateu durante a corrida curta no GP de São Paulo

Reprodução

A corrida foi interrompida por 20 minutos com uma bandeira vermelha devido a três acidentes no mesmo lugar. Oscar Piastri, da McLaren, e Franco Colapinto, da Alpine, abandonaram a corrida, enquanto Nico Hulkenberg, da Sauber, conseguiu retornar aos boxes.



Fonte: Metrópoles

Câmara aprova inclusão de biodigestores no Auxílio Gás do Povo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a inclusão da instalação de biodigestores como uma das modalidades do Auxílio Gás do Povo, avançando...

Alcaraz desiste de disputar ATP de Roterdã após título do Australian Open

Carlos Alcaraz não disputará o ATP 500 de Roterdã, na Holanda, cujo início está marcado para a próximo sábado (7). Após a conquista do...

Cármen propõe recomendações éticas a juízes eleitorais em 2026; veja lista

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, anunciou que vai apresentar uma carta de recomendação sobre a conduta de juízes eleitorais...