O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. A informação foi destacada pelo dr. Claudio Murta, urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), durante o CNN Sinais Vitais.
Além da idade avançada, a obesidade figura como um importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata. Os hábitos alimentares, especialmente o consumo excessivo de gorduras, também estão associados ao surgimento da doença.
Fatores Genéticos
A predisposição genética também desempenha um papel significativo no desenvolvimento do câncer de próstata. O gene BRCA, conhecido por sua relação com o câncer de mama, quando apresenta alterações, representa um fator de risco relevante para o câncer de próstata.
Nos casos em que há identificação de alterações genéticas, os especialistas recomendam um acompanhamento mais próximo e início precoce do rastreamento da doença, visando aumentar as chances de diagnóstico em estágios iniciais.
