Senado aprova aumento de penas para crimes sexuais contra vulneráveis

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (11), um projeto de lei que visa agravar as penas para crimes contra a dignidade sexual de pessoas vulneráveis, como crianças, adolescentes, e pessoas com deficiência.

Entre as propostas do PL está a extração de DNA de condenados por violência sexual e a obrigação do uso de tornozeleira eletrônica em saídas autorizadas dos presídios.

O PL altera diversas leis já existentes para adicionar mecanismos de proteção ou endurecimento contra infrações sexuais em contextos vulneráveis. O texto agora vai à sanção do presidencial.

As alterações ocorrem no âmbito do Código Penal, do Código de Processo Penal, da Lei de Execução Penal, do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O projeto surge da proposta inicial da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e da revisão realizada pelas comissões da Câmara dos Deputados, onde foi modificado e voltou ao Senado para nova análise. Agora segue para sanção.

No plenário da Casa Alta, ele foi relatado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que entendeu, por exemplo, que a proposta dos deputados sobre a retirada imediata de conteúdos que violem direitos das criança e dos adolescentes em redes sociais, já está, no entendimento do senador, assistida pelo ECA Digital.

Segundo Vieira, o projeto não só é uma medida necessária como “legítima diante da gravidade e da extensão do dano causado” por violências contra as mulheres.

“Embora a pena alta por si só não seja garantia da redução da criminalidade, o seu rigor transmite uma mensagem clara de intolerância frente às práticas de abuso e exploração sexual de menores de idade”, declarou durante seu parecer.

Durante sua passagem no Senado, o texto foi relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Com novo formato, FPF define confrontos do Paulistão 2026

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os confrontos do Campeonato Paulista 2026, que será mais curto, com 11 datas previstas, para seguir o...

Leila Pereira dará “carona” para atletas do Vasco e Cruzeiro; entenda

Em clima de parceria dentro e fora de campo, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, vai trazer Vitor Roque, atacante do Verdão convocado para...

Torcida do Lanús esgota pacotes para a final da Copa Sul-Americana

Alerta de invasão argentina em Assunção, no Paraguai. Na tarde desta terça-feira (11/11), o Lanús, finalista da Copa Sul-Americana, utilizou as redes sociais para...