Saiba o que é tempestade “canibal”, que acontece nesta semana

Uma tempestade solar “canibal” está prevista para ocorrer nesta semana, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

O fenômeno acontece quando duas ejeções de massa coronal (CMEs), grandes nuvens de partículas carregadas lançadas pelo Sol, se fundem antes de atingir o campo magnético da Terra, provocando uma tempestade geomagnética mais forte do que o normal.

De acordo com a NOAA, a atividade esperada é de nível G3 (forte, em uma escala que vai até G5), com pico entre a noite de terça (11) e a madrugada de quarta-feira (12).

Nessas condições, auroras boreais poderão ser vistas em até 22 estados dos EUA, inclusive em regiões onde o fenômeno é raro, como Oregon e centro-oeste do país.

As chamadas “EMCs canibais” ocorrem quando uma ejeção mais rápida alcança e “engole” outra mais lenta, gerando um “jato canibal” de partículas que intensifica o impacto no campo magnético terrestre

Segundo o site Space Weather, esse tipo de evento amplifica as ondas de choque e os campos magnéticos, tornando o espetáculo de luzes mais intenso, mas também podendo causar interferências em satélites, energia e comunicações por rádio.

O Sol vive atualmente o Ciclo Solar 25, período de alta atividade que repete-se a cada 11 anos. Nas últimas 24 horas, foram registradas 28 erupções solares, incluindo uma explosão X5.2, a mais poderosa do ano até agora.

Astrônomos alertam que a região solar responsável, AR4274, continua instável e voltada para a Terra, o que significa que novas erupções podem ocorrer nos próximos dias, mantendo o céu, e os radares em alerta.

Árvores antigas revelam tempestade solar “cataclísmica” há 2.000 anos

Bolsas da Ásia fecham mistas; Softbank cai após venda na Nvidia

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira (12), após o comportamento igualmente misto de Wall Street ontem. O índice japonês Nikkei subiu 0,43%...

Genial/Quaest: 67% aprovam megaoperação que terminou com 121 mortos no Rio

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pela Genial/Quaest mostra que 67% dos brasileiros aprovam a megaoperação que terminou com 121 mortos no Rio, realizada...

Quaest: preocupação dos brasileiros com violência dispara após megaoperação

A preocupação dos brasileiros com a violência disparou após a megaoperação que deixou 121 mortos — entre eles, quatro policiais — no Rio de...