Fortaleza precisa de “milagre” para fugir do Z4 até o fim do Brasileirão

O Fortaleza lutou e buscou o empate em 3 a 3 com o Atlético nessa quarta-feira (12), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com o resultado, o Leão do Pici somou um ponto na tabela e chegou aos 31.

A equipe, contudo, ainda precisará de um “milagre” para escapar do rebaixamento no Brasileirão.

No momento, o time comandado por Martín Palermo ocupa a 19ª posição na tabela, mas está invicto há cinco jogos (4 empates e uma vitória). Com cinco partidas restantes para o fim da competição, o Fortaleza deve precisar vencer todas, ou quase todas, para escapar da “degola”.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação “mágica” para escapar 100% do rebaixamento é de 48 pontos. Contudo, historicamente, times que chegaram entre 43 e 45 pontos também conseguiram se salvar.

O que dizem os números

Segundo o estudo, caso uma equipe chegue a 43 pontos, o risco de rebaixamento é de 11,59%; caso o time fique com 42 pontos, essa probabilidade mais que dobra e chega a 29,05% — dificultando ainda mais a permanência.

Historicamente, os conhecidos 45 pontos trazem risco de apenas 0,37% de queda para a Série B. Contudo, para que o Leão alcance tal pontuação, precisará vencer todos os cinco confrontos finais do torneio.

Os últimos jogos do Fortaleza serão contra: Bahia (fora), RB Bragantino (fora), Atlético novamente (casa), Corinthians (casa) e Botafogo (fora).

Santos, Vitória e Fortaleza: as chances de rebaixamento no Brasileirão

 

“A Fazenda”: parcial da enquete mostra oitava Roça disputada voto a voto

A oitava Roça de “A Fazenda 17” fará Carol Lekker, Matheus Martins ou Toninho Tornado dar adeus ao reality show na noite desta quinta-feira (13). A parcial...

CPMI do INSS aprova convocar deputado estadual que ameaçou Duarte Jr.

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aprovou nesta quinta-feira (13) a convocação do deputado estadual Edson...

Análise: Stefanutto levou crise ao centro do governo

A Polícia Federal prendeu Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), durante operação realizada nesta quinta-feira (13). A investigação apura um...