Produção industrial da China cresce ao menor ritmo em mais de um ano

A produção industrial e as vendas no varejo da China cresceram em outubro ao ritmo mais fraco em mais de um ano, aumentando a pressão para reformular a economia impulsionada pelas exportações, avaliada em US$ 19 trilhões, à medida que a guerra comercial com os EUA e a fraca demanda interna aumentam os riscos para o crescimento.

A produção industrial cresceu 4,9% em relação ao ano anterior em outubro, segundo dados do NBS (National Bureau of Statistics, em inglês) publicados nesta sexta-feira (14), o ritmo anual mais fraco desde agosto de 2024, em comparação com um aumento de 6,5% em setembro.

O resultado ficou aquém da previsão de um aumento de 5,5% em uma pesquisa da Reuters.

As vendas no varejo, um indicador do consumo, cresceram 2,9% no mês passado, também o pior ritmo desde agosto do ano passado, e desaceleraram em relação ao aumento de 3,0% registrado em setembro.

A previsão era de um aumento de 2,8%.

Durante décadas, as autoridades encarregadas de manter a segunda maior economia do mundo funcionando tiveram a opção de estimular seu vasto complexo industrial para impulsionar as exportações, caso os consumidores diminuíssem os gastos em casa, ou de recorrer aos cofres públicos para financiar projetos de infraestrutura que impulsionassem o PIB.

Mas a guerra tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, está servindo como um lembrete da dependência do gigante manufatureiro em relação ao maior mercado consumidor do mundo, e mesmo uma economia do tamanho da China só consegue extrair um crescimento limitado da construção de mais parques industriais, subestações de energia e barragens.

Os indicadores desta sexta-feira (14) deram poucas esperanças de uma rápida recuperação e, quanto piores os dados a cada mês, mais urgente se torna a necessidade de reforma.

COP30: Alckmin divulga consulta pública para descarbonização da indústria

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, lança uma consulta pública sobre descarbonização da indústria e financiamento de projetos sustentáveis, na próxima segunda-feira (17), durante...

Pesquisa: 83% dos eleitores de Bolsonaro em 2022 aprovam megaoperação no RJ

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta sexta-feira (14) mostra que 83% das pessoas que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022...

Brasil x Senegal: horário e onde assistir ao amistoso da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira encara Senegal neste sábado (15), às 13h (de Brasília), no primeiro amistoso da equipe nesta Data Fifa. O duelo acontece em...