Irã diz que EUA não estão prontos para conversas nucleares “justas”

A atual abordagem de Washington em relação a Teerã não indica qualquer disposição para “negociações iguais e justas”, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã neste domingo (16), depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu na semana passada possíveis discussões.

Após o ataque de Israel ao Irã em junho, que foi acompanhado por ataques dos EUA em instalações nucleares iranianas, as tentativas de renovar o diálogo sobre o programa nuclear de Teerã fracassaram.

Os Estados Unidos, seus aliados europeus e Israel acusam Teerã de usar seu programa nuclear como um véu para os esforços para desenvolver a capacidade de produzir armas. O Irã diz que seu programa nuclear é apenas para fins pacíficos.

Teerã e Washington passaram por cinco rodadas de negociações nucleares indiretas antes da guerra dos 12 dias, mas enfrentaram obstáculos como a questão do enriquecimento interno de urânio, que os EUA querem que o Irã abandone.

“Os EUA não podem esperar ganhar o que não poderia na guerra através de negociações,” disse Abbas Araqchi durante uma conferência em Teerã chamada “direito internacional sob ataque.”

“O Irã sempre estará preparado para se envolver em diplomacia, mas não em negociações destinadas a ditar”, acrescentou.

Durante a mesma conferência, o vice-ministro das Relações Exteriores, Saeed Khatibzadeh acusou Washington de perseguir seus objetivos de guerra com “negociações como um espetáculo”.

Irã pode voltar a enriquecer urânio em questão de meses, diz agência da ONU

Após show, Dua Lipa curte festa no interior de SP com moletom do Brasil

A cantora Dua Lipa, 30, mal saiu do palco do show em São Paulo na noite de sábado (15) e já foi curtir uma...

Após lesão, Gabriel Magalhães é cortado pela Seleção Brasileira

Zagueiro do Arsenal, Gabriel Magalhães foi cortado da Seleção Brasileira por uma lesão muscular na coxa direita, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)...

Lula deseja boa prova a candidatos do Enem e diz que “educação abre portas”

No segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a educação “abre portas”...