Governo tem criado muitas exceções para a meta fiscal, diz relatório

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito diversas exceções à meta fiscal nos últimos anos, o que distorce a função primordial do arcabouço fiscal, que é ancorar as expectativas em relação à condução da política fiscal.

Segundo a Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado Federal, a expansão do mecanismo de deduções da meta das empresas estatais, somada à perseguição efetiva do limite inferior da meta de resultado primário durante a execução orçamentária do exercício, tem ampliado as distorções do regime, ao não atacar as causas, mas, sim, os sintomas dos desequilíbrios fiscais do governo.

Leia também

O alerta está presente no Relatório de Acompanhamento Fiscal de novembro, divulgado nesta quarta-feira (19/11).

A IFI acrescenta que, considerando os esforços do governo em busca de uma consolidação fiscal por meio das receitas, a vinculação de despesas a receitas dificulta esse processo por pressionar as demais despesas sujeitas ao teto.

Ou seja, ao buscar mais receitas, e não a contenção de despesas, o governo amplia as despesas condicionadas ao aumento de ganhos do Executivo, como saúde e educação, o que se torna um ciclo vicioso de aumento de arrecadação e ampliação de despesas.

O relatório aponta que, no Projeto de Lei Orçamentária Anula (PLOA), enviado ao Congresso Nacional em agosto, consta a expectativa de que as despesas obrigatórias correspondam a 90% das despesas sujeitas ao teto.

“Embora exceções possam ocorrer em razão de medidas imprevisíveis, a instituição de exceções por medidas previsíveis indica fragilidade da regra e atacam um sintoma, em vez da causa desses desequilíbrios”, informa o relatório, ao explicar que a prática gera problemas na credibilidade do governo.



Fonte: Metrópoles

Fala de Virginia sobre perfume de Vini Jr. causa polêmica: entenda

Uma declaração de Virginia Fonseca durante live da própria marca, nesta sexta-feira (21/11), abriu espaço para uma nova onda de comentários nas redes sociais...

Proporção de trabalhadores com ensino superior cresce e alcança 23,4%

A proporção de trabalhadores com ensino superior no mercado de trabalho aumentou nos últimos dez anos e chegou a 23,4% em 2024. Em 2015,...

Michelle Loreto pede demissão da Globo após 20 anos: “Desejos opostos”

A jornalista Michelle Loreto, 45, anunciou nesta sexta-feira (21) que decidiu sair da TV Globo, onde trabalhou por 20 anos. Nas redes sociais, ela...