Na Turquia, Papa Leão XVI condena a violência em nome da religião

O Papa Leão condenou, na sexta-feira (28), a violência em nome da religião durante um evento histórico com líderes cristãos de todo o Oriente Médio, pedindo-lhes, durante sua primeira viagem internacional como líder da Igreja Católica, que superassem séculos de divisões acaloradas.

Em uma celebração do 1.700º aniversário de um importante concílio da Igreja, com clérigos seniores de países como Turquia, Egito, Síria e Israel, Leão chamou de um escândalo o fato de que os 2,6 bilhões de cristãos do mundo não estivessem mais unidos.

“Hoje, toda a humanidade, afligida pela violência e pelo conflito, clama por reconciliação”, disse Leão em uma cerimônia na cidade turca de Iznik, antigamente conhecida como Nicaea, onde os primeiros líderes da Igreja criaram o Credo Niceno, ainda utilizado pela maioria dos cristãos hoje.

A cerimônia de sexta-feira, na qual os líderes religiosos rezaram em inglês, grego e árabe e acenderam velas perto das ruínas submersas de uma basílica do século IV, é a principal razão para a visita de quatro dias do papa Leão XIV à Turquia, um país predominantemente muçulmano.

Também participou da cerimônia em Iznik, localizada a 140 km a sudeste de Istambul, o patriarca ecumênico Bartolomeu, líder espiritual dos 260 milhões de cristãos ortodoxos do mundo.

Em suas palavras de boas-vindas, Bartolomeu, baseado em Istambul, instou os líderes cristãos não apenas a lembrar o passado, mas a “seguir em frente” juntos.

A Turquia tem apenas cerca de 33.000 católicos em uma população de cerca de 85 milhões, mostram as estatísticas do Vaticano, mas já foi lar de importantes santos cristãos primitivos, como os apóstolos Felipe, Paulo e João.

Governo cancela Carnaval popular e prioriza socorro às vítimas da cheia

O Governador do Acre cancelou de Carnaval que tradicionalmente ocorre na Gameleira, em Rio Branco, dado o cenário de emergência climática. A prioridade máxima em...

Deputado Gilberto Lira bate SW4 a 140 km/h na traseira de trator, na BR 364

O deputado estadual Gilberto Lira saiu ileso de um grave acidente, na BR 364, no início da noite desta quinta-feira, após deixar Sena Madureira...

Tragédia no trânsito: Motociclista morre após bater em meio fio na Amadeo Barbosa

Um grave acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira, 23, em Rio Branco, matou o pintor Paulo Henrique Soares Paiva, de 21 anos. O...