Seis caças AV-8B Harrier II do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos pousaram nesta sexta-feira (28) na antiga base naval de Roosevelt Roads, em Ceiba, Porto Rico.
O movimento marca mais um reforço na presença militar dos EUA no Caribe, enquanto a Casa Branca posiciona forças mais perto da Venezuela, segundo quatro autoridades americanas.
A medida ocorre em meio à deterioração das relações entre o governo de Donald Trump e o regime de Nicolás Maduro, além do receio de uma invasão no país sul-americano.
Na quinta-feira (27), Trump afirmou que os EUA tomariam medidas “muito em breve” para deter supostos traficantes de drogas venezuelanos por terra.
O Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
No início da semana, na segunda-feira (24), Dan Caine, principal conselheiro militar de Trump, visitou Porto Rico, enquanto a Casa Branca realiza um de seus maiores deslocamentos navais no Caribe em décadas.
Caine também se reuniu com tropas na ilha e a bordo de um navio de guerra da Marinha em águas da região, ressaltando o aumento das tensões sobre supostas operações antidrogas.
